Numa iniciativa da COOMAP, Emater, IBS – Instituto Biossistêmico e a empresa alemã Tchibo, foi realizado um Dia de Campo, no dia 25 de março passado, no sítio Lagoa, no bairro de mesmo nome,  do produtores Roberto Oscar Xavier e Luiz Oscar Xavier, que tratou das plantas de cobertura. O evento reuniu produtores para uma palestra com o engenheiro agrônomo da Emater, Kleso Silva Franco Júnior, que abordou a redução do uso de defensivos nas lavouras de café, com a utilização do manejo de plantas de cobertura. “Esse manejo reduz o uso de herbicidas e, consequentemente, melhora a condição do solo, que é a base da produção” lembrou Kleso.

Além da palestra, os participantes acompanharam uma visita à lavoura, com as plantas de cobertura cultivadas nas entrelinhas do café. Kleso mostrou os efeitos dessas plantas na redução das ervas daninhas,  melhoria da temperatura do solo e armazenamento de água, dentre outros benefícios. “É um projeto que, para o produtor desenvolver, ele precisa dos conhecimentos técnicos, por isso estamos desenvolvendo ações como esta”, disse o agrônomo. O Dia de Campo fez parte também de um dos treinamentos projeto Paisagens Sustentáveis, desenvolvido pelas entidades citadas.

* Reportagem publicada no Informativo COOMAP Notícias nº 55, de mar/abril-2024. Para ler o conteúdo completo, clique aqui.

      

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Utilizamos cookies e outras tecnologias para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao acessar este site, você concorda com o uso de cookies e com a nossa Política de PrivacidadeProsseguir