O gerente de exportações da COOMAP, Rafael Furtado, participou da Quinzena Fairtrade (“Fairtrade Fortnight”) em Dublin, na Irlanda, de 4 a 17 de março passado, a convite do Fairtrade (Comércio Justo) daquele país, que custeou todas as despesas.  A COOMAP foi a única participante estrangeira, representando as instituições Fairtrade do mundo todo. A Quinzena Fairtrade é uma série de eventos para divulgar a certificação, visando mais adesões de empresas e entidades ao Fairtrade e também para incentivar as pessoas a consumirem os produtos certificados.

Para levar a experiência da COOMAP ao consumidor irlandês, Rafael viajou praticamente por todo o país,  participando de reuniões comerciais, apresentações em universidades, escolas e centros comunitários e interagindo com representantes de entidades de defesa do meio ambiente. Teve inclusive uma passeata de centenas de estudantes do Ensino Fundamental em uma das cidades visitadas, provando que os irlandeses estão muito ligados ao Fairtrade.

“Foi um orgulho ver que a COOMAP está muito à frente nas questões abordadas pelo Fairtrade. Muitas pessoas que conheceram o trabalho desenvolvido na nossa Cooperativa disseram que nunca tinham visto nada igual, com resultados concretos que expõem a diferença que o Fairtrade faz na vida do produtor”, disse Rafael.

O “Comércio Justo” é um modelo de negócios que coloca no centro de tudo os seres humanos e a sustentabilidade social, econômica e ambiental das sociedades; visa dignificar o trabalho, respeitar o meio ambiente e promover a gestão responsável e sustentável dos recursos naturais – de acordo com a BRFAIR (Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil).

A COOMAP iniciou a entrada no Fairtrade – Café em 2014, com uma série de procedimentos rigorosos de adequação dos cooperados, determinados pela Federação Internacional de Comércio Alternativo. E no início de 2015 conquistou o Certificado de Permissão para Comercializar. Desde então vêm sendo desenvolvidas atividades através do Prêmio Fairtrade.  Hoje são dezenas de projetos voltados para os cooperados, entre eles treinamentos e ações educativas, análise de solo, análise microbiológica da água, projetos sociais nas áreas de educação e saúde e apoio a entidades do município. E também investimentos na estrutura da COOMAP para melhor atendimento ao produtor.

        

Galeria de fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Utilizamos cookies e outras tecnologias para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao acessar este site, você concorda com o uso de cookies e com a nossa Política de PrivacidadeProsseguir