Antes de falarmos da Sala de Cafés Especiais da COOMAP, precisamos saber o que é um café especial. O café especial obedece diversos critérios, seja na produção, no seu processamento e na prova, que é bastante rigorosa. Esses critérios influenciam na qualidade da bebida que chegará ao consumidor final.

Na prova do café, existe uma Metodologia de Avaliação Sensorial, criada pela Associação de Cafés Especiais  (Specialty Coffee Association). Os provadores analisam as qualidades presentes na bebida, como a flagrância/aroma, uniformidade, umidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo e finalização. E em seguida eles dão a nota final. Aí então os cafés recebem uma pontuação em uma escala que vai até 100 pontos.

Por esses motivos, o café especial agrega muito mais valor do que o café tradicional, para o produtor e para o comércio.

Sabendo da importância do café especial, a COOMAP tem uma sala inteira voltada para os cafés especiais produzidos por seus cooperados.  Na sala, os espaços foram pensados para se conhecer, valorizar e divulgar os cafés especiais, como a Sala de Torra,  mesa para degustação, estante com amostras de cafés especiais e marcas de cafés especiais de alguns países produtores, e uma sala de estar, que é utilizada para receber visitantes.

É na Sala de Cafés Especiais que é realizado, todos os anos, o Concurso Interno de Qualidade de Cafés Especiais, para premiar os melhores cafés produzidos naquela safra. Também nesse espaço acontecem cursos de Classificação e Degustação de Cafés, promovidos pela COOMAP e ministrados pelo Senar Minas/ Sindicato Rural de Paraguaçu.

“A sala de cafés especiais tem a estrutura necessária  para que os provadores da COOMAP encontrem os atributos, ou qualidades, dos cafés especiais. Diante disso, ela é parte fundamental  do Departamento  de Café, contribuindo para um dos principais objetivos da Cooperativa, que é incentivar a melhoria da qualidade dos cafés produzidos pelos cooperados”, afirma o gerente de Café, Paulo Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Utilizamos cookies e outras tecnologias para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao acessar este site, você concorda com o uso de cookies e com a nossa Política de PrivacidadeProsseguir