O espetáculo “Somos Todos José” foi apresentado aos cooperados e colaboradores da COOMAP no último dia 21 de outubro, no Poliesportivo Dom Bosco, retratando a vida cotidiana do produtor rural, suas alegrias e tristezas, êxitos e frustrações, sonhos e desilusões. A apresentação foi uma parceria do IBS – Instituto BioSistêmico, Tchibo e a Cooperativa.
Manoel de Matos, autor e ator da peça, é engenheiro agrônomo, ex-produtor rural e há mais de vinte anos trabalha com consultoria e organização social de agricultores. Também faz parte do Instituto Rio-pretense de Psicodrama (IRP), de São José do Rio Preto-SP. Pela sua experiência com os produtores e depois de pedidos e “provocações” de amigos, há 5 anos ele resolveu fazer teatro.
“Eu fui me aproximando da ideia, fui conversando com pessoas e aí um dia eu decidi. Fiquei um ano preparando, escrevendo texto, decorando, fazendo curso de interpretação, aula de música, canto e de voz”, disse e acrescentou: “Ampliar um pouquinho essa visão que a gente tem de mundo – essa é a proposta de teatro que eu levo às comunidades.”
Logo após a peça, Manoel de Matos fez uma palestra sobre “Desafios da Cooperação”, abordando temas como configuração de grupos, imagem e identidade, líderes e liderados e ética e cotidiano. Ele elogiou a forma como o produtor é tratado na COOMAP.
“Eu visitei a COOMAP e conversei com algumas pessoas. Dentro de uma empresa tão grande e que tem as suas necessidades de mercado, percebi que elas foram capazes de manter o carinho, o cuidado e a atenção com o cooperado. São lições que eu aprendo muito mais do que ensino”, concluiu.
- Reportagem publicada no Informativo COOMAP Notícias nº 46, de setembro/outubro de 2022. Clique aqui para ler a edição completa.