Os dias 31 de outubro e 1º de novembro últimos foram marcados por exames preventivos para produtores, trabalhadores rurais e familiares, em Paraguaçu. Foi o Projeto Saúde Itinerante, com uma carreta que percorre todas as regionais do Sistema Faemg/Senar e que pela primeira vez esteve em nosso município, através de uma parceria da COOMAP com o Senar Minas, Sindicato Rural e Secretaria de Saúde – Prefeitura Municipal de Paraguaçu.
Estacionada na rua Machado, entre o novo PSF Pinheiros e o Sindicato Rural, a carreta realizou os exames de Papanicolau, mamografia e coleta de sangue para testes de PSA(próstata), TSH (tireoide), HIV e Hepatite Total. E no PSF Pinheiros, foram feitas as consultas urológicas e oftalmológicas. No total, foram mais de 600 procedimentos. Além disso, profissionais do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família fizeram testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Já no salão do Sindicato, a COOMAP ofereceu nos dois dias café e lanche para todos.
A moradora do bairro Cachoeira, Claudia Maria Soares de Assis, foi à carreta com a filha e fez todos os testes e exames em que tinha sido cadastrada. “Gostei muito, o atendimento é muito bom, é como se a gente estivesse sendo atendida no particular ou até melhor”, declarou.
A produtora Manoela Custódio de Araújo, do bairro Cachoeira, fez os exames de mamografia e de coleta de sangue para exames. “O atendimento foi rápido e deu tudo certo. Cuidar da saúde é muito importante e uma oportunidade dessa a gente não pode perder” afirmou.
Juliana Anselmo da Silva, do bairro Macuco, fez o exame preventivo, mamografia e o de tireoide. “A hora que eu fiquei sabendo da carreta, já falei para marcar para mim o mais rápido possível. E foi tudo rápido, atendimento de primeira”, disse ela.
O produtor Anício Teodoro da Silva, de 73 anos, do bairro dos Tomé, fez a consulta urológica e o exame de PSA. Já a esposa e a filha fizeram o exame oftalmológico. “Aqui na carreta é muito bom, porque resolve tudo de uma vez”, afirmou.
Florito Mazeu Marcolino, de 83 anos, do bairro da Cava, fez questão de comparecer para fazer a consulta urológica. Ele faz o exame todo ano. “Cuidar da saúde é muito importante. E aqui facilitou muito.”, disse.
O médico Urologista José Renato Del Bianco Silva falou da importância da prevenção. “O câncer de próstata, quando diagnosticado em fases iniciais, a taxa de cura é muito alta. Então é sempre importante a gente estar acompanhando, observando todos os pacientes de perto. É um exame supersimples e rápido, tranquilo de fazer e que salva vidas”, disse.
A reunião de lançamento do Projeto foi no dia 25 de julho passado e durante mais de três meses foram várias reuniões de planejamento dos parceiros e os agendamentos das consultas nos PSFs e na Casa de Apoio.
Os parceiros
Ana Lúcia Cândido Perciliano – Técnica de Segurança do Trabalho da COOMAP.
Em nome da COOMAP gostaria de reforçar meus agradecimentos a todos mobilizadores, organizadores, apoiadores, trabalhadores e participantes que fizeram parte deste programa, que tem como objetivo a promoção da saúde e bem-estar dos produtores e trabalhadores rurais. Encerramos o Programa Saúde Itinerante com sentimentos de sucesso e gratidão, que podem ser explicados por muito trabalho, generosidade, comprometimento, esforço e pela ampla participação da comunidade, proporcionando assim mais saúde à população de nossa cidade.
Maristela Selicani – Contadora do Sindicato Rural de Paraguaçu
Através do convênio com o Sistema Faemg/Senar-MG e o Sindicato Rural de Paraguaçu, realizamos vários cursos gratuitos na área rural. Desta vez conseguimos trazer a carreta do Projeto Saúde Itinerante, pensando no bem-estar do produtor rural e oferecendo, nesses dois dias, o cuidado com a saúde, com diversos exames gratuitos. O Sindicato Rural agradece a todos os envolvidos nesse projeto para que o objetivo fosse alcançado com sucesso. Sindicato Rural de Paraguaçu – a casa do produtor rural.
Anderson Mazeu Junqueira – Secretário Municipal de Saúde – Prefeitura
O resultado é ótimo, a população aderiu completamente, principalmente a população rural, que é mais difícil da gente trazer para o PSF, para fazer essas consultas especializadas. Então o Senar, trazendo a população da zona rural para nós, foi de grande valia. Fizemos vários testes com a ajuda do Nasf e o projeto está ajudando também a atingir algumas metas do Ministério da Saúde. A estrutura é perfeita, a carreta, os profissionais. O apoio do Senar através do Sindicato Rural, da Cooperativa, está sendo perfeito. Nós só temos a agradecer a parceria.
Raimundo Papa Júnior – Analista Técnico Regional do Senar-MG
O mais importante é colocar em dia os exames do produtor e da produtora rural e também investir o recurso que veio para nós através da produção agropecuária. E dentro dessas atividades, a gente conta com as parcerias, no caso aqui com a Prefeitura Municipal de Paraguaçu e com a COOMAP. Essas pessoas dessas entidades já têm um trabalho mais lá na ponta do que nós do Sistema Senar/ Sindicato Rural, então sem elas não tem como fazer o projeto.
Matéria publicada no Informativo COOMAP Notícias, edição nº 52. Clique aqui para baixar a edição completa.
- Agradecimento
A COOMAP agradece a todos que apoiaram e trabalharam no PROJETO SAÚDE ITINERANTE, que trouxe para Paraguaçu a carreta do Senar, na terça e na quarta-feira desta semana – dias 31 de outubro e 1º de novembro. Foram mais de 600 atendimentos em consultas e exames médicos para homens e mulheres das comunidades rurais do nosso município. Nesses dois dias, o movimento foi grande na carreta, no Sindicato Rural e o no novo PSF Pinheiros, onde foram realizadas as consultas, obtendo total sucesso junto aos produtores e familiares.
Ainda em 2022, a COOMAP iniciou os contatos com o Senar-MG para solicitar a vinda da carreta para Paraguaçu e em julho de 2023 a inclusão do município foi confirmada. A realização do evento só foi possível graças à parceria da COOMAP com o Senar -MG, Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Saúde, mobilizando muitos colaboradores das três entidades e funcionários públicos municipais da Secretaria de Saúde, que se desdobraram, durante cerca de 3 meses, para planejar, organizar e realizar o projeto. Um agradecimento também aos parceiros que divulgaram o evento, como os locutores e o diretor da rádio Objetiva 1 FM, Júlio Cesar Ferreira; Padre Rodrigo Papi (Programa Conectados), e o diretor da Rádio Comunitária, Marcello Atença.
A COOMAP reforça mais uma vez o compromisso em levar para os produtores e suas famílias todo o auxílio, tanto na área social, quanto econômica e ambiental, para que eles possam desenvolver suas atividades com sustentabilidade.
COOMAP, há 66 anos Cultivando Trabalho, Colhendo Resultado!