A COOMAP reuniu cooperados, cooperadas, colaboradores e colaboradoras, no dia 21 de outubro, para uma palestra com a farmacêutica-bioquímica e professora da Unifenas Alessandra Cristina Pupin Silvério, sobre o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama. Além das informações importantes, o público recebeu orientações sobre o autoexame de mama e também usufruiu de outros serviços, com medição de glicemia e aferição de pressão arterial. A consultora de uma empresa de produtos de beleza falou sobre os cuidados com a pele e com a autoestima das mulheres e a esposa do presidente da COOMAP Nilson Andrade, Maria Aparecida Taglialegna Andrade, agradeceu a presença de todos. Teve ainda sorteio de brindes e a entrega de um vasinho de flor a cada mulher que compareceu ao evento.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres, com cerca de 2,3 milhões de novos casos estimados para 2020 no mundo. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas. São diversos os fatores que podem causar a doença, como envelhecimento, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool e excesso de peso, dentre outros.
- Reportagem publicada no Informativo COOMAP Notícias nº 46, de setembro/outubro de 2022. Clique aqui para ler a edição completa.