O plantio de mudas frutíferas das espécies maracujá, abacate, amora preta e mirtilo começou a ser feito pelos produtores que aderiram ao Projeto de Fruticultura da COOMAP. Já o plantio da framboesa começa neste início de 2023. Esse projeto faz parte do Plano de Apoio ao Cooperado, que foi desenvolvido pela COOMAP como uma alternativa de renda para os produtores, principalmente aqueles que tiveram as lavouras de café atingidas pelas geadas em julho de 2021. O projeto conta com a consultoria de Felipe Salvador e de Pedro Peshe. A coordenação é do técnico Wilian Rafael Campos Morais e do técnico Leandro Ferreira Bernardes Pereira, ambos do Departamento de Sustentabilidade da Cooperativa.
Mais de 30 produtores aderiram ao projeto, que começou a ser discutido no 2º semestre de 2021. No início da estação das águas, no fim de 2022, começou o plantio das frutíferas nas áreas baixas, onde há o risco de geadas, ou como quebra-vento nos talhões de café, como é o caso do abacate. A COOMAP intermediou a aquisição das mudas e disponibilizou os insumos para os produtores adquirem, para os tratos culturais dos pomares.
Segundo o Departamento de Sustentabilidade, os planos futuros da COOMAP são a estruturação de um departamento de fruticultura, desenvolvendo todo o apoio aos produtores, inclusive com o suporte para a comercialização das frutas.
- Veja as informações no Informativo COOMAP Notícias, edição 47 (Novembro/Dezembro 2022). Clique aqui para ler a edição completa.