Projeto Ambiental
Análise Microbiológica das Águas
Tendo em vista a importância da água para que se tenha uma vida saudável, a COOMAP tomou a iniciativa de analisar as águas que abastecem as residências de seus cooperados. As análises microbiológicas servem para determinar o padrão de qualidade e potabilidade, com o fim de possibilitar às famílias dos cooperados o conhecimento da água que chega às suas residências e que é consumida diariamente por todos.
A intenção é fazer um diagnóstico da qualidade da água utilizada nas propriedades rurais e, nos casos necessários, buscar alternativas que possam garantir a potabilidade da água que será consumida pelas famílias dos cooperados.
Os objetivos deste projeto são:
- Verificar a qualidade microbiológica das águas nos pontos de consumo dos cooperados.
- Proporcionar a todo cooperado condições para que tenha água potável disponível para consumo.
- Evitar qualquer problema de saúde relacionado à qualidade da água ao cooperado e a seus familiares.
Melhoria da Qualidade da Água
O projeto Melhoria da Qualidade da Água surgiu de uma proposta anterior de Análise Microbiológica das Águas das propriedades rurais dos cooperados da COOMAP, sendo que tais análises mostraram resultados negativos quanto à água consumida pelos mesmos.
A água é o bem mais precioso para a humanidade, sendo primordial fonte de vida para todos os seres. Para tanto, deve ser consumida em seu estado mais puro, pois quando poluída, pode causar doenças, tais como infecções, verminoses e até a morte.
Este projeto visa melhorar a qualidade da água consumida pelos cooperados e sua família através da instalação de filtros e cloradores, de forma a purificar a água que chega até as residências dos mesmos.
Recuperação das Nascentes
Atualmente existe por parte do serviço de saúde pública uma preocupação com a qualidade da água que abastece as residências nas cidades, população urbana, mas em relação à água consumida no meio rural não há nenhum trabalho realizado. Assim, os produtores rurais ficam responsáveis pela captação e manutenção da água de seu próprio consumo, e na grande maioria dos casos utilizando-se de práticas que não oferecem garantia de qualidade da água consumida, principalmente nas propriedades dos agricultores familiares. Por isso tornam-se de suma importância projetos nesse sentido, para garantir a vida das nascentes e fontes de água e a qualidade dela disponível aos produtores.
O objetivo é recuperar as nascentes das propriedades rurais, após fazer um diagnóstico da qualidade da água consumida nas propriedades e nos casos necessários, buscar alternativas que possam garantir essa qualidade.