A COOMAP realizou, no último dia 28 de abril, uma oficina sobre Homeopatia na Agricultura e Pecuária, ministrada pelo engenheiro agrônomo e extensionista agropecuário da Emater Enes Perreira Barbosa. Enes tem curso de extensão universitária em homeopatia pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduação em Agroecologia (UFLA) e mestrado em Ciência animal – controle biológico (Unifran).
O treinamento incluiu uma palestra de manhã e o preparo de produtos homeopáticos à tarde, pelos produtores e pelos técnicos da COOMAP. A partir de matrizes, os participantes formularam os produtos na potência desejada. “Por exemplo, pegamos a matriz na potência CH4 e aí eu mostrei para eles como chegar na potência CH6, que é a homeopatia que eu recomendo na maioria das vezes na agricultura, em que a gente consegue resolver grande parte dos problemas como pragas, doenças e nutrição de plantas”, disse Enes.
Segundo Enes, o uso da homeopatia na agricultura vem se intensificando, principalmente nos últimos 25 anos, embora as experiências mais antigas sejam da época da criação desse método terapêutico, em 1796, pelo médico alemão Samuel Hahnemann “A homeopatia, como ciência natural, pode ser usada para todos os seres vivos: humanos, animais e plantas. Na agricultura, a gente já utiliza na cafeicultura, nas hortaliças, na fruticultura, não tem restrição de lavoura. Na veterinária, ela é muito ampla e já é usada também há muito tempo”, disse. A prática da Homeopatia tem base legal na Instrução Normativa nº 7, publicada no Diário Oficial da União e a ocupação de “Homeopata” é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, podendo ser exercida pelos profissionais como médico, farmacêutico, veterinário, agrônomo, dentre outros.
Como funciona?
A técnica da homeopatia consiste em diluir em uma solução alcoólica, as matrizes em porções muito pequenas e fazer a sucussão, que é a agitação, batendo-se o frasco contra um anteparo por 100 vezes. “Quanto mais diluído, maior é a potência da homeopatia”, explica ele. Uma das homeopatias mais usadas é a Arnica Montana 6CH, indicada para a planta que passou por um estresse, seja ele por seca, geada, colheita, uso inadequado de algum agrotóxico e também no combate à broca e à ferrugem. Desde 2019, o agrônomo da Emater vem obtendo bons resultados da homeopatia com os produtores da Cooperativa das Agricultoras e Agricultores Orgânicos de Claraval e Região (Coorgânica), tanto no meio animal quanto nas lavouras de café, hortaliças e na jardinagem.
Matéria publicada no Informativo COOMAP Notícias nº 49 (março/abril 2023). Clique aqui para ler a versão digital.