O projeto de fruticultura da COOMAP segue avançando, como alternativa de renda para os produtores, principalmente àqueles que tiveram as lavouras de café atingidas pelas geadas. Neste mês de novembro chegaram à Cooperativa as mudas de amora, framboesa e mirtilo, que já foram entregues aos produtores para o plantio. As mudas de maracujá já haviam chegado anteriormente, e as de abacate também chegam agora em novembro.
“Foram escolhidas algumas espécies interessantes que complementam o cultivo do café, são rentáveis e podem também contribuir para a sucessão, mantendo os jovens no campo”, disse o consultor de fruticultura da COOMAP, Felipe Salvador. Além dele, o projeto conta com a consultoria de Pedro Peshe, da Universidade Federal de Lavras, e com a coordenação do técnico Wilian Rafael Campos Morais, do Departamento de Sustentabilidade da COOMAP.
Até o momento, 35 produtores aderiram ao projeto, que começou a ser discutido no segundo semestre de 2021. Ele visa o plantio das frutas nas áreas baixas, onde há o risco de geadas, ou como quebra-vento nos talhões de café, como é o caso do abacate. A Cooperativa também cuidou de fornecer os insumos necessários para que os produtores pudessem adquirir, para os tratos culturais dos pomares.
O projeto da COOMAP
Frutas Quant. de mudas Área
Amora preta 28.605 mudas 3,20 ha
Framboesa 6850 mudas 0,51 ha
Mirtilo 3.890 mudas 0,50 ha
Maracujá 1.500 mudas 0,67 ha
Abacate 2.249 mudas 5,40 ha
Dia de Campo de Fruticultura
No último dia 22 de setembro, a Cooperativa visitou o Sítio Sagrada Família, no Distrito de Douradinho, em Machado, que faz parte de um outro projeto, apoiado pela Secretaria de Agricultura daquele município. Lá são cultivadas amora preta, framboesa e mirtilo. A Cooperativa reuniu gestores, técnicos e alguns de seus produtores para conhecerem a produção do sítio, realizando um Dia de Campo no local.
O Dia de Campo começou com uma visita ao pomar de amora preta, passando pela framboesa e terminando no pomar de mirtilo. O consultor de fruticultura da COOMAP, Felipe Salvador e o proprietário do sítio, Ari Morais Caproni, falaram do cultivo dessas plantas e responderam às perguntas dos participantes. A produção de amora da propriedade teve início em 2019, a de framboesa em 2020 e o plantio de mirtilo começou em 2022. Essas frutas são da família dos “berry”. Devido ao período do ano, os três pomares não estavam em produção no momento da visita.
Os produtores da COOMAP gostaram muito do que viram e estão animados com essa nova alternativa de renda.
“A adesão tem sido boa e os produtores estão bem interessados. Eles têm visto muito êxito em produções como esta aqui de Machado, e deve haver mais adesões nos próximos meses, conforme o pessoal for plantando, colhendo e tendo bons resultados”, disse Felipe Salvador.
- Reportagem publicada no Informativo COOMAP Notícias nº 46, de setembro/outubro de 2022. Clique aqui para ler a edição completa.