O Programa Balde Cheio completou dez anos em Paraguaçu, em agosto passado, através da parceria entre a COOMAP, Sindicato Rural e Sicoob Credivar. E no finalzinho do mês passado, integrantes da Faemg e do Senar, que são responsáveis por esse projeto em Minas Gerais, visitaram a COOMAP.
Estavam presentes o gerente regional do Sistema Faemg em Lavras, Rodrigo Ferreira; o coordenador do ATeG Balde Cheio, Rafael Rocha; o supervisor do ATeG Balde Cheio no Sul e Centro Oeste de Minas, Alexandre da Silva Prado; e o consultor master em pecuária do Programa ATeG, Walter Miguel Ribeiro.
Os visitantes foram recebidos na COOMAP pelo superintendente Renato José de Melo, pelo gerente de sustentabilidade, Rogério Araújo Pereira, e pelo colaborador e veterinário Tácio Castilho Carneiro, que é o técnico de campo do Balde Cheio no município.
Tácio Castilho fez a apresentação do desenvolvimento do projeto na Unidade Demonstrativa, que fica no sítio Santo Antonio, no bairro da Cachoeira, dos produtores cooperados Leonardo da Silva e seu filho, André dos Reis da Silva. Os visitantes acompanharam todos os detalhes da apresentação e interagiram com muitas perguntas e comentários sobre o excelente desempenho do Balde Cheio em Paraguaçu.
O objetivo principal do Balde Cheio é capacitar profissionais da assistência técnica e extensão rural, além dos pecuaristas, em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais, dentro da pecuária leiteira. Sendo assim, a visita da delegação da Faemg e do Senar foi voltada para acompanhar o desenvolvimento do trabalho do técnico e conferir se ele está seguindo a metodologia proposta pelo Programa, além de dar suporte ao seu trabalho.
“A gente vem a campo ver se o que está sendo ensinado ao técnico realmente está acontecendo. Como o conhecimento vai mudando, as coisas vão evoluindo e as tecnologias vão melhorando, a gente tem que vir e ir lapidando, verificar o que está sendo feito, visitar a propriedade e propor coisas que podem ser mudadas para melhorar ainda mais o projeto”, disse o consultor master do programa, Walter Ribeiro.
Depois da apresentação na COOMAP, a delegação seguiu para o sítio Santo Antonio, para verificar “in loco” os resultados do Balde Cheio na propriedade. Além de Paraguaçu, a equipe do Faemg e do Senar estiveram em mais 4 cidades da região, durante uma semana, nas visitas de campo do Programa ATeG Balde Cheio.
_______________________ __________________________
Veja abaixo a reportagem feita pelo Sitema Faemg/Senar em Paraguaçu:
Dez anos de assistência técnica do Sistema FAEMG
POR KAROLINE SABINO, DE LAVRAS – 10/09/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR
Produtores comemoram participação em programas para bovinocultura de leite
Os produtores Leonardo da Silva e o filho, André dos Reis da Silva estão em clima de festa: o sítio Santo Antônio, com 14 hectares, em Paraguaçu, está completando dez anos de atendimento do Programa Balde Cheio, recentemente incorporado ao programa ATeG, e que segue sendo oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu (COOMAP) e o Sicoob Credivar.
Para celebrar, uma equipe do Sistema, composta pelo gerente regional do Sistema FAEMG em Lavras, Rodrigo Ferreira; o coordenador do ATeG Balde Cheio, Rafael Rocha; o supervisor do ATeG Balde Cheio no Sul e Centro Oeste de Minas, Alexandre da Silva Prado; e o consultor master em pecuária do Programa ATeG, Walter Miguel Ribeiro, visitou o local. O grupo foi recebido pelo técnico da COOMAP, Tácio Castilho Carneiro, que mostrou os bons resultados conquistados pelo pecuarista através da assistência.
Transformação
“A iniciativa é transformadora. Se o produtor seguir as instruções, automaticamente, ele vai conquistar bons números. Temos vários casos de sucesso em que o produtor evoluiu, cresceu, e, principalmente, conseguiu resultados melhores com a atividade. Um conhecimento técnico aliado à gestão pode evoluir a produção leiteira do nosso município e da região como um todo”, relatou o superintendente da COOMAP, Renato José de Melo.
A primeira mudança na propriedade foi substituir o tipo de capim de braquiária para o mombaça. Depois, o produtor arrancou pés de café, reduzindo a lavoura, para aumentar a área de pastagem, com zuri e tifton. Além disso, no inverno, ele também trabalha com pastagem de aveia.
Segundo o técnico de campo, o principal trabalho realizado para alcançarem resultados positivos foi o manejo alimentar. “No inverno, tínhamos dificuldade com a falta de alimento. Nós realizamos uma adubação de pastagem de forma correta e conseguimos um pasto com uma qualidade melhor. Com isso, trabalhamos com mais animais na propriedade e aperfeiçoamos o concentrado. Começamos a misturar milho, soja e núcleo mineral na ração e melhoramos a produção das vacas”, explicou.
Empreendimento em família
Ao longo destes anos, a esposa de André, Raquel da Silva, começou a produzir queijos e iogurtes. Os produtos deram origem a marca “Três Meninas”, em homenagem as filhas do casal, Giovana, Rafaela e Maria Eduarda. Ela produz iogurtes por encomenda e cerca de 600 queijos por semana, que são vendidos em estabelecimentos da região.
“Em 2011, não acreditei que a propriedade seria lucrativa com o leite. Achei que somente as fazendas maiores eram rentáveis com a atividade. Foi neste momento em que vi uma propriedade parecida com a minha participando do Programa Balde Cheio e conseguindo bons resultados. A partir disso, decidi participar do Programa e mudei minha vida. Hoje, consigo produzir mais do que imaginei um dia”, contou André.
Números
Estrutura
Ao longo do Programa, a família construiu uma nova sala de ordenha, um depósito de insumos, um bezerreiro e implantou energia fotovoltaica. Além disso, ela melhorou a qualidade da água fornecida aos animais, adquiriu novilhas Jersey para o rebanho e também formou 1,2 hectare de pastagem rotacionada irrigada.
“Há dez anos, o produtor pensava em desistir da pecuária, e, hoje, está lucrando com a atividade. Isto é muito gratificante para mim. A família confiou no nosso trabalho, seguiu as orientações e hoje é referência aqui na região”, finalizou o técnico Tácio Castilho Carneiro.