A dependência digital é identificada quando o indivíduo busca incessantemente pela utilização da internet. Ele age de forma semelhante à dependência química. Principais sinais da dependência: Irritabilidade constante, ansiedade, prejuízo nas interações familiares e sociais, diminuição da produtividade no trabalho, mentir sobre o tempo gasto online e até consequências mais graves como a depressão. Possíveis Causas: Entre as causas mais frequentes da dependência das redes sociais, estão: a baixa autoestima, a insatisfação pessoal, hiperatividade, dentre outras. Você sabe o significado de Nomofobia? Certamente a maioria das pessoas desconhece o significado dessa palavra. Vício em celular. Essa palavra significa o medo de ficar sem o celular, ou por algum motivo ficar impedido de usá-lo, pelos motivos de ausência de conexão de internet ou quando acaba a bateria. Os prejuízos da dependência digital: O vício vem crescendo assustadoramente entre os jovens e trazendo muitos riscos para a sociedade. Dentre eles, os acidentes de trânsito, considerando o alto índice de pessoas que utilizam o aparelho enquanto dirigem. E na vida pessoal, danos à saúde, uma vez que pode causar problemas de insônia e ansiedade. Dicas simples para evitar o vício: Deve-se reconhecer que os celulares, tablets e outros dispositivos facilitam a vida das pessoas e permitem trabalhar com mais eficiência. Ninguém deve eliminar a tecnologia da sua vida. Afinal é uma ferramenta importante em tempos atuais. Desde que bem utilizada! Procurar fazer várias atividades, como praticar esportes, assistir a um filme com familiares ou amigos. Tentar equilibrar o tempo de uso da tecnologia e as interações sociais. Também é importante fixar horários para utilizar os celulares, inclusive para as crianças. Deve-se evitar o uso antes de dormir. De preferência, deixá-lo em outro ambiente da casa.

Uma das maiores consequências das redes sociais

A comparação sempre esteve presente na vida de todas as pessoas. Desde a infância, na escola, em casa, na sociedade e no trabalho. Mas muitas vezes, as redes sociais trazem atualmente uma falsa ilusão de que a vida é perfeita, que existem tratamentos milagrosos, corpos perfeitos, ganhar dinheiro é rápido e fácil. Desta forma, as pessoas estão comparando suas vidas e suas aparências às das pessoas nas imagens do Instagram e outras plataformas em que estejam. E a consequência disso é que as pessoas se julgam inferiores, incapazes e acabam por desanimar de seus próprios sonhos. REFLEXÃO: Sempre que se sentir insatisfeito e tentado à comparação, compare você de hoje com você do passado. Verá o quanto amadureceu, cresceu e conquistou! LEMBRE-SE: Você não é o outro! Você é único, com suas origens, suas crenças e valores. E isso tem muita importância. É você construindo sua história!

2 respostas

  1. Concordo totalmente que a dependencia em ficar sempre conectado pode sim prejudicar e muito!!! Principalmente no aspecto psicologico!!!
    Essa dependência pode sim ser comparada com o vicio em drogas… E ha casos que requer até um acompanhamento de um psicologo!!! Parabens por abordar um assunto de suma importancia nos dias atuais!!!!

  2. Muito acertado a escolha do tema, pois muitas pessoas ainda não aprenderam a utilizar as redes sociais. Vivem na ilusão e esquecem que antes de ser entretenimento, deve ser uma ferramenta de trabalho, não só profissional, mas também como de estudo, aperfeiçoamento e autoconhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Utilizamos cookies e outras tecnologias para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao acessar este site, você concorda com o uso de cookies e com a nossa Política de PrivacidadeProsseguir