Esta semana o Senar Minas/Sindicato Rural de Paraguaçu e a COOMAP recomeçaram os cursos voltados para a capacitação rural. O primeiro curso realizado depois de um período de suspensão, por causa da pandemia, é o de Operação e Manutenção de Motosserra, que está acontecendo no Poliesportivo Dom Bosco, com três dias de duração.
Ao todo, nove pessoas participam do curso, sendo que a maioria é composta por trabalhadores rurais, que são colaboradores de cooperados. O curso é ministrado pelo instrutor Matheus Costa Andrade e ensina técnicas seguras para operar a motosserra e fazer a manutenção de forma adequada. Também foram abordados a NR-31 e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outros conteúdos.
“Todo operador de motosserra tem que ter um curso de qualificação de, no mínimo, 8 horas de duração. O nosso tem 24 horas porque entra também na mecânica do equipamento. A gente entende que não é importante só saber operar, mas é preciso também saber cuidar da máquina. E no curso o operador fica totalmente apto a manusear uma ferramenta que tem um risco relativamente alto”, diz o instrutor.
O trabalhador rural e aluno do curso, Sebastião Carlos Ferreira Salgado, de 53 anos, estava satisfeito com o aprendizado. “Aprendi muita coisa que não sabia, embora eu já mexesse com a motosserra. Foi muito bom para mim”, afirmou.
Com mais esse curso, a COOMAP cumpre, novamente, com dois de seus objetivos, que são o atendimento às necessidades dos cooperados e a sustentabilidade nas atividades desenvolvidas junto aos produtores. COOMAP, cultivando trabalho, colhendo resultado.