Conhecer as principais pragas, doenças e inimigos naturais da cultura do café e as técnicas de controle. Essa é uma das propostas do curso de Manejo Integrado de Pragas e Doenças, que foi oferecido pela COOMAP aos seus cooperados, colaboradores dos cooperados e familiares, ministrado pelo Senar Minas/Sindicato Rural de Paraguaçu, através do instrutor André Pimenta Silva.
A turma foi composta por 12 participantes, de bairros rurais de Paraguaçu e de Fama. As aulas teóricas foram realizadas no Poliesportivo Dom Bosco e a parte prática em uma lavoura, onde eles aprenderam a fazer o levantamento populacional das pragas, doenças e inimigos naturais, através de um plano de amostragem. No total, o curso teve duração de três dias (24 horas) e ofereceu, ao final, o certificado de participação.
Este foi mais um trabalho desenvolvido pela COOMAP em prol do seu cooperado, visando sempre atender às suas necessidades e buscando a melhoria da qualidade dos cafés produzidos por ele. COOMAP, há 65 anos cultivando trabalho, colhendo resultado.