Nesta semana a COOMAP realizou o curso de Derivados do Leite – Produtos Especiais, voltado para cooperados, produtores e seus familiares que já fizeram o curso básico de Derivados do Leite. Com duração de 40 horas, o curso aconteceu até sexta-feira no Poliesportivo Dom Bosco, ministrado pelo Senar Minas/Sindicato Rural de Paraguaçu, através do instrutor Giancarlo Ferreira.
“Neste curso a gente produz queijos tipo morbier, provolone, parmesão, prato e coalho, além de bebida láctea, doce de leite em pedaços e requeijão cremoso. E como extra, ensinamos os participantes a fazer o queijo chancliche, que é um queijo árabe muito apreciado, além do queijo reino e iogurte grego, que também têm muita saída e valor agregado muito bom”, afirma Giancarlo Ferreira.
Os 10 participantes do curso aprenderam todo o processo de pasteurização do leite e as técnicas de fabricação dos produtos citados. Também foram repassados conhecimentos sobre a legislação, registro junto a órgãos de inspeção e rotulagem, noções de boas práticas de fabricação e limpeza, e desinfecção do ambiente, do vasilhame, dos utensílios e do local de trabalho. Ao proporcionar todos esses conhecimentos para os seus cooperados, familiares e à comunidade, a COOMAP cumpre com um de seus objetivos, que é o de promover a qualificação e a melhoria da qualidade de vida deles. COOMAP, cultivando trabalho, colhendo resultado!
