Preparação de doces caseiros cristalizados, em calda, geleias e em pasta, reaproveitando as frutas e gerando renda extra para a família. É o que foi oferecido nesta semana, através do curso de Produção Artesanal de Doces, pela COOMAP e Senar Minas/Sindicato Rural de Paraguaçu, para familiares dos produtores e dos trabalhadores rurais.
O curso começou na segunda e terminou na sexta-feira, com duração de 40 horas, ministrado pela instrutora do Senar Minas Miniza Marriene Fernandes e realizado nas dependências do Armazém que fica atrás da sede da COOMAP. Segundo Miniza, o curso trabalha as técnicas de produção dos doces utilizando frutas como o abacaxi, mamão, laranja, banana, goiaba, figo, mexerica e abóbora.
Sendo assim, os participantes aprendem no curso a utilizar e a reutilizar as frutas, principalmente as verdes, evitando o descarte delas, além de terem a oportunidade de uma renda extra, com a possível venda dos produtos. Outros aspectos importantes do curso foram a higienização em todo o processo de produção dos doces e o preparo dos produtos para armazenamento.
Esta é mais uma iniciativa da COOMAP de apoio aos produtores, seus familiares e funcionários, despertando neles o empreendedorismo. COOMAP, 65 anos – Cultivando Trabalho, Colhendo Resultado.