A COOMAP foi sede, nos dias 13 e 14 de abril, do seminário “Comunidade de Prática: Agricultura Regenerativa”, realizado pela Fundação Neumann do Brasil, que fica em Lavras. O primeiro dia foi marcado por duas palestras, com os temas “Combinando a prática para o fortalecimento da vida do solo através da Cafeicultura Regenerativa”, ministrada por Teotônio Soares de Carvalho, da UFLA – Universidade Federal de Lavras e “Boas práticas Agrícolas: Rumo à cafeicultura regenerativa”, proferida por César Candiano, da Experimental Agrícola do Brasil/Illycaffè.

O segundo e último dia do encontro contou com duas visitas a propriedades de cooperados: uma com enfoque  na cafeicultura regenerativa, destacando as plantas de cobertura nas entrelinhas do café; e a outra onde os participantes viram de perto como funciona uma biofábrica (estrutura montada para multiplicação de microrganismos).

O evento reuniu produtores, pesquisadores, técnicos agrícolas, traders, cooperativas, associações, e outras instituições ligadas ao setor, para discutir os desafios e propor soluções sobre temas relacionados às mudanças climáticas e seus impactos na cafeicultura. O projeto começou há nove anos no Brasil e atualmente está na fase 3.

“A COOMAP participa desde a primeira fase. O Rogério Araújo Pereira (gerente de Sustentabilidade da Cooperativa) é uma das pessoas que mais contribuem, com a sua experiência de campo e com as coisas que a gente vê que realmente funcionam dentro da Cooperativa. Por isso resolvemos fazer essa parceria para mostrar aqui na COOMAP a agricultura regenerativa”, disse a coordenadora de treinamentos e comunicação da Fundação Neumann, Beatriz Rosa.

Matéria publicada no Informativo COOMAP Notícias nº 49 (março/abril 2023). Clique aqui para ler a versão digital.

Para saber mais sobre o assunto, acesse aqui:

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Utilizamos cookies e outras tecnologias para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao acessar este site, você concorda com o uso de cookies e com a nossa Política de PrivacidadeProsseguir