Com a participação de cooperados, produtores e trabalhadores rurais de várias comunidades do município, aconteceu na semana passada, um Curso de Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP&D), realizado pela COOMAP e ministrado pelo Senar Minas/Sindicato Rural de Paraguaçu, através do instrutor André Pimenta.
No total nove pessoas participaram do curso, que terminou sábado e teve duração de 24 horas, ministradas no Poliesportivo Dom Bosco. Segundo o instrutor, “o curso tem o objetivo de ensinar o produtor a identificar as principais pragas e doenças da lavoura do café, e com esse conhecimento, ele consegue fazer o monitoramento delas e o melhor controle, o controle mais adequado, na fase em que elas se encontram”. O curso também traz para os participantes boas práticas de saúde e segurança no trabalho, e de cuidados com o meio ambiente.
De acordo com o Senar, conhecendo e monitorando, periodicamente, as principais pragas e fazendo o uso correto dos métodos de controle disponíveis, o resultado será um bom manejo, com diminuição das perdas e dos custos de produção, melhoria da qualidade do produto final e uma maior contribuição para a sustentabilidade ambiental.
O curso de Manejo Integrado de Pragas e Doenças oferecido pela COOMAP está alinhado com a missão da Cooperativa, que é de promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental e tecnológico dos cooperados, cultivando parcerias, trabalhando com responsabilidade e valorizando as pessoas.
COOMAP. Cultivando trabalho, colhendo resultado.