A Assembleia Geral Ordinária (AGO) da COOMAP de 2024 foi realizada no último sábado (23 de março), no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, com a presença dos diretores, conselheiros, gestores, cooperados e colaboradores da Cooperativa. A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente Nilson Andrade e pelo superintendente, Renato José de Melo.
Após a leitura do edital de convocação pelo gerente de Contabilidade, Márcio Castilho, os gestores apresentaram o trabalho desenvolvido em cada departamento no ano passado: Rogério Araújo Pereira (Sustentabilidade), Quitéria Hamasaki (Projetos Socioambientais), Rafael Furtado (Exportações), Lucas Junqueira (Comercial), Hualquer Alan do Rosário Alves (Auto Posto COOMAP) e Ronaldo Eugênio Pereira (Relacionamento com o Cooperado).
Dando prosseguimento à reunião, o superintendente Renato de Melo fez uma apresentação do Relatório de Gestão e do Balanço e Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) de 2023 da COOMAP. A integrante do Conselho Fiscal, Elzira Morais Bueno, leu o parecer do órgão, que foi favorável às contas apresentadas, e o auditor Júlio César de Souza Nunes, da InoveAud, de Ribeirão Preto -SP, também apresentou o parecer da auditoria externa, que considerou adequada a prestação de contas. Colocados em votação pelos cooperados, o Balanço, e o Relatório e DRE 2023, e também o Relatório de Atividades 2023 foram aprovados por unanimidade.
Na sequência, foram apresentados, votados e aprovados a Aplicação do Plano FairTrade 2023 e o Plano de Desenvolvimento do Comércio Justo – PDCJ para 2024. Logo depois foi realizada a eleição do Conselho Fiscal para o exercício de 2024/2025, cuja chapa foi aprovada na reunião pelos presentes, composta pelos membros efetivos: Wagner Souza Vasconcelos, Elzira Morais Bueno e Maria Inês Nogueira Alvarenga; e pelos suplentes: Afonso Olímpio Ramos, Wanderley Rodrigues Sepini e Carlos José da Fonseca.
E ao final da AGO, Renato de Melo agradeceu a todos, reforçando o objetivo da AGO. “Essa reunião é uma oportunidade para que os cooperados possam saber a linha que nós estamos seguindo, as diretrizes, os projetos estruturantes. A gente está trabalhando a cada dia para ter uma atividade do agronegócio cada vez mais segura para os nossos cooperados – esse é o nosso objetivo”, disse. Com a palavra aberta aos participantes, vários cooperados se manifestaram, em forma de agradecimento e de elogios à COOMAP.
Compuseram a mesa os membros dos conselhos de Administração e Fiscal: Bosco Ramos Órfão, Antônio Fernando Branco, Wagner Souza Vasconcelos, Elzira Morais Bueno, Nilson Andrade, Agenor Junqueira Dias, José Edgar Pinto Paiva e José Cézar dos Santos.