O 1º Dia de Negócios de Fruticultura da COOMAP, realizado com sucesso dia 10 de maio no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco. Nesse dia passaram pela feira dezenas de produtores, que aproveitaram as condições especiais de preço e de prazo para adquirir insumos e outros produtos para os tratos culturais. São produtores de maracujá, amora, framboesa e mirtilo, que se preparam para a próxima safra,  e também de abacate, que está se desenvolvendo.

“Ficamos felizes em ver a confiança e a participação dos cooperados que prestigiaram o nosso evento”, disse o gerente comercial da COOMAP, Lucas Junqueira. Também estavam em exposição máquinas e equipamentos de empresas parceiras, além de instituições financeiras, com linhas de crédito para os produtores. “Trabalhamos cuidadosamente para proporcionar ao cooperado todo o portifólio de produtos necessários, desde o preparo do solo até a colheita. Além de apresentar excelentes condições comerciais, proporcionamos a troca de experiência entre os produtores”, disse Lucas.

A COOMAP iniciou o Projeto de Fruticultura no segundo semestre de 2021 e vem dando todo o suporte ao produtor na aquisição das mudas, dos insumos e produtos, oferecendo a assistência técnica e consultoria nas lavouras e na colheita, e viabilizando também a comercialização. Atualmente, são 145 mil plantas dos cinco tipos de frutas do projeto, cultivadas em 38,5 hectares dezenas de produtores.

Produtores apostam na Fruticultura

O produtor Donizete Adair da Silva tem uma plantação de mirtilo e está começando a de maracujá, com 500 mudas. “A fruticultura veio para agregar, pois na época que não tem café para colher, a produção de fruta, além da diversificação, beneficia na questão financeira, e a parceria da cooperativa é muito importante”, disse ele.

 

Outro produtor, José Marcos Araújo Resende, adquiriu 400 mudas de maracujá para ampliação da lavoura. “Pelo que os produtores estão falando, é um negócio muito bom”, disse. Ele esteve no Dia de Negócios para adquirir os materiais para a montagem das espaldeiras.

 

O produtor José Olário da Silva já tem a experiência da primeira safra, com 1,2 mil pés de amora e 300 de maracujá. Agora adquiriu mais 500 mudas de maracujá e segue confiante nos bons resultados. Ele também adquiriu os materiais para montar as espaldeiras para a próxima safra.

 

Já o produtor Odair Anderson Schiabel há 12 anos cultiva maracujá e é o cooperado mais antigo nessa atividade. Nesta última safra estava com 1,7 mil pés. A fruta é o carro chefe do produtor, que também produz um pouco de leite. “A atividade dá bastante mão de obra, mas é bem rentável”, afirmou ele, que comprou fertilizantes no Dia de Negócios para a próxima safra.

 

 

* Reportagem publicada no Informativo COOMAP Notícias nº 56, de maio/junho-2024. Para ler e baixar  o  Informativo, clique aqui.

COOMAP, há 67 anos cultivando trabalho, colhendo resultado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Utilizamos cookies e outras tecnologias para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao acessar este site, você concorda com o uso de cookies e com a nossa Política de PrivacidadeProsseguir