Que tal aprender a preparar doces deliciosos da nossa culinária, como beijinho, cocada, olho de sogra, pé de moleque, cajuzinho ou bolo? Ou então aqueles salgados que não podem faltar na festa, como risole, coxinha, empada, quibe, croquete, pastelzinho ou torta? É o que estão fazendo, nesta semana, dez mulheres, entre cooperadas e familiares de cooperados, todas participantes do curso de Produção Artesanal de Salgados e Doces de Festa.
O curso, que está com a turma fechada, é promovido pela COOMAP em parceria com o Senar Minas/Sindicato Rural de Paraguaçu. Realizado pela segunda vez apenas neste semestre, desta vez ele está acontecendo na associação do Bairro Cachoeira (Afabaca), seguindo todos os protocolos de segurança na prevenção da Covid-19. Quem ministra o curso é a instrutora do Senar, Gabriella Santos.
Dentro da carga horária de 24 horas, além de conhecer todo o processo de produção dos salgados e doces, as participantes também aprendem a identificar os fatores de risco à saúde no preparo dos alimentos e as técnicas de higienização, além do resgate de receitas regionais, dentre outros conteúdos.
O curso de Produção Artesanal de Salgados e Doces de Festa é mais uma iniciativa da COOMAP visando apoiar os produtores e seus familiares também na busca por uma renda extra, despertando neles o empreendedorismo. COOMAP, há 64 anos cultivando trabalho, colhendo resultado.