Arnaldo Bueno Martins (Pacote) do bairro Lagoa, foi o produtor premiado com o melhor café da COOMAP, na 8º edição do Concurso de Qualidade de Café realizado em 2018.O anúncio aconteceu durante o evento Celebração da Colheita, promovido pela Cooperativa no dia 12/11, oportunidade em que foram ressaltadas as nuances champagne, maçã, mel e guaraná do café vencedor. A pontuação do campeão foi 86,83, diferenciando-se pela “acidez brilhante, corpo licoroso e finalização longa”.
O segundo e o terceiro melhores cafés da COOMAP tiveram entre eles apenas três décimos de diferença na pontuação, sendo 85,25 o café de Jordani Corsini Begali, do bairro Ouvidor, com nuances maracujá, frutas roxas e mel; acidez cítrica média/alta, corpo viscoso e finalização longa; e 85,21 pontos o café de Joaquim Galdino Castilho Filho, do bairro Macuco, nuances abacaxi, mel e baunilha, acidez cítrica média/alta, corpo licoroso e finalização longa.
Aberto a todos os cooperados que produzem café, o Concurso de Qualidade é um evento anual e visa valorizar os produtores e incentivar a melhoria da qualidade. Foram encaminhadas pelos participantes 39 amostras, analisadas no dia 10/11 no Departamento de Café da COOMAP, sob a coordenação de Gilmar Reis Cabral. A análise sensorial dos grãos esteve a cargo dos árbitros Eduardo Gonçalves, Micheli de Oliveira Lima Miranda, Elder Padilha, Josué Tavares e Willian Passos Moura, todos Q_Graders (especialistas em Cafés Especiais).
Vale destacar que a maioria dos participantes tiveram sua amostra com bebida acima de 82 pontos, nota que classifica o café como especial.
A COOMAP parabeniza os vencedores e todos os participantes pela dedicação ao café. “A cada ano nossos produtores mostram mais empenho, talento e bons resultados”, comenta Nilson Andrade, presidente da Cooperativa, acrescentando, “produzir cafés especiais exige boas práticas de produção, cuidado com o grão, correto beneficiamento, atenção com o pós-colheita, sustentabilidade, boa gestão das propriedades e trabalho coletivo, nossos produtores têm demonstrado essas habilidades”.