Uma das medidas obrigatórias nessa pandemia do Coronavírus é o uso de máscaras. Ciente dessa determinação e consciente de que nem todas as pessoas têm condições, nesse momento, de adquirir esse acessório, a COOMAP está participando do projeto de produção de 20 mil máscaras. O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas, IFSULDEMINAS, campus de Machado, com a Associação Comercial – ACIAP/CDL, e a Prefeitura de Paraguaçu.
O tecido para as máscaras foi adquirido pelo IFSULDEMINAS de Machado e a fabricação está a cargo da COOMAP, que contratou costureiras de Paraguaçu para confeccionar as peças. As máscaras devem ficar prontas, ser embaladas e distribuídas em cerca de quinze dias. Elas serão entregues para entidades assistenciais cadastradas que, por sua vez, vão distribuir para o público-alvo delas, de acordo com a necessidade. As entidades que vão receber as máscaras são a Fundação Hospitalar de Paraguaçu, a Secretaria Municipal de Saúde, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, o Fundo Municipal de Assistência Social, o Lar São Vicente de Paulo, a Apae, o Centro Social Juvenato e a Polícia Civil, além da COOMAP E ACIAP/CDL.
“É muito importante todos estarem unidos nesse propósito, porque tanto a Cooperativa quanto a Associação Comercial entendem a importância da responsabilidade social e da necessidade de contribuir nesse momento, porque muitas pessoas não têm condições de adquirir uma máscara. Na verdade, às vezes ela tem uma máscara de tecido, mas tem que lavar, fazer a higienização, então precisaria ter mais de uma, para poder cuidar da saúde”, lembra o gerente geral da COOMAP, Renato Melo.
O gerente lembra ainda que Paraguaçu é um polo de confecção, mas que a maioria das confecções está parada, por causa da quarentena. ”Esse trabalho é importante para a COOMAP também para a geração de renda, neste momento difícil” afirmou.
O IFSULDEMINAS tem atuado de forma significativa nas ações de combate ao COVID-19. “Como temos uma grande parceria com a cidade de Paraguaçu, COOMAP e Associação Comercial, entramos em contato com nossos parceiros para viabilizar este importante projeto “Preservando Vidas”, diz a coordenadora de Extensão do Campus Machado, Michelle Marques.