A COOMAP realizou o Curso de Classificação e Degustação de Café em parceria com o Senar Minas/Sindicato Rural de Paraguaçu, que foi ministrado pelo instrutor Elicio Aparecido de Oliveira. No total foram 40 horas (5 dias) de curso, durante os quais os participantes, entre cooperados, familiares e colaboradores da Cooperativa, aprenderam diversos temas, começando por um estudo da qualidade e comércio do café dentro da conjuntura econômica, social e política do Brasil e do mundo; a distribuição geográfica e cronológica e os setores do agronegócio do café.
Dentro da proposta específica, o curso ensinou a classificar o café por característica do tipo, pelos indicadores de qualidade e por características da bebida, como os tipos de amostras, etapas da moagem, infusão e degustação, temperatura ideal e registro de resultado. Outros itens abordados foram a destinação final do pó e do líquido, a higiene do ambiente de trabalho e os cuidados na colheita e pós-colheita.
“Conhecer todo processo, sabendo como é feita a classificação e a degustação do café, é uma ferramenta importante para o produtor, que o capacita para buscar a melhoria da qualidade do seu produto. E esse é um dos objetivos da COOMAP”, disse o gerente do Departamento de Café, Paulo Miranda.
- Reportagem publicada no Informativo COOMAP Notícias, edição 47. Clique aqui para ler a edição completa.