Através da parceria com o Senar Minas/Sindicato Rural de Paraguaçu, a COOMAP realizou mais um curso de Curso de Aplicação Tratorizada de Defensivos Agrícolas, com aulas teóricas e práticas, no sítio Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cachoeira. Ao todo foram 24 horas (3 dias) de treinamento, ministrado pelo instrutor André Pimenta Silva.
O curso é voltado para cooperados, seus familiares e colaboradores, que recebem os conhecimentos necessários para a aplicação correta e segura dos defensivos agrícolas nas lavouras. Entre os alunos do curso estavam os irmãos Alexandre José Mendes, de 31 anos e Paulo Roberto Mendes, de 23. Eles são cooperados e filhos dos cooperados Antonio Mendes Sobrinho e Joana Beatriz Oliveira Mendes, proprietários do sítio onde o curso foi realizado.
Alexandre já fez diversos cursos e diz que não perde a oportunidade de sempre participar desses treinamentos. “Meu objetivo é atualizar os conhecimentos e sempre estar melhorando a produção. Neste curso, estamos aprendendo a aplicação certa e da forma correta do produto”, disse ele. Já o Paulo Roberto, que também já fez o curso anteriormente, viu uma nova oportunidade de se atualizar: “Estar aprendendo para cuidar melhor do café e não prejudicar a saúde da gente. O curso traz benfeitorias para nós e para a nossa plantação”, afirmou ele.
“Com esse curso, nós buscamos melhorar a eficiência dos produtos, diminuindo os custos do controle de doenças na lavoura, e aumentar a segurança do produtor na hora de aplicar o agrotóxico, além de vários outros cuidados que oferecemos continuamente a ele, como o kit de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e as orientações dos nossos técnicos diretamente nas propriedades e também no escritório, na sede da Cooperativa”, explica o gerente do Departamento de Sustentabilidade da COOMAP, Rogério Araújo Pereira.
COOMAP, há 65 anos cultivando trabalho, colhendo resultado.