A COOMAP reuniu alguns produtores, no fim de dezembro, para apresentação do andamento do Projeto do Café Orgânico desenvolvido entre os cooperados. A reunião obedeceu as medidas sanitárias, na prevenção da Covid-19.
Atualmente são 17 produtores que aderiram ao Projeto, numa área total de 57,6 hectares. A produtividade na média das safras 2019 e 2020, ficou, para a maior parte dos cooperados participantes, entre 36,5 e 40,5 sacas por hectare.
Segundo o superintendente Renato Melo, o mercado de café orgânico está em franca expansão e necessita de muito mais produto do que é ofertado hoje. “Nós temos uma procura muito maior do que a nossa capacidade de entrega de café orgânico. Então, tem muito espaço para crescer. E a cada dia que passa, o Departamento Técnico vai ficando mais seguro das novas técnicas, e as novas cultivares, como a variedade Arara, estão tendo uma boa aceitação” afirmou. “Na questão dos insumos, estão entrando no mercado muitos produtos biológicos, que a gente acredita que vai ser um ganho a mais pra cafeicultura orgânica”, complementou Renato, afirmando que “a Cooperativa está preparada para fornecer os insumos e dar a assistência técnica, para o crescimento da cafeicultura orgânica entre os cooperados”.
Como começou o orgânico
A COOMAP começou o projeto piloto de implantação e conversão de cafés do sistema de produção convencional para orgânico em 2017.
Depois de convidar um grupo de produtores para conhecer a produção orgânica, a Cooperativa proporcionou a eles uma atividade de campo no município de Poço Fundo, em uma propriedade já orgânica. A partir daí iniciou-se o processo de transição dos cafés junto ao IBD Certificações, que tem como filosofia o compromisso com a Terra e com o Homem, assegurando o respeito ao meio ambiente, boas condições de trabalho e produtos altamente confiáveis
O Departamento Técnico da COOMAP buscou tecnologias de insumos para serem utilizadas no projeto, para controle das doenças sem o uso de agrotóxicos, e a implantação de novas lavouras com a variedade Arara, mais resistente às doenças do café.