A COOMAP recebeu a visita, nesta quinta-feira, dia 17 de março, de uma delegação da região de Huila, na Colômbia, que é a maior região produtora de café daquele país. Eles são do conselho administrativo e da gerência da Cadefihuila, que é uma cooperativa cafeeira e vieram conhecer o processo de produção de café no Brasil. Eles chegaram no domingo passado em São Paulo e foram para Espírito Santo do Pinhal (SP), onde fica a fábrica da Pinhalense, que recepcionou os visitantes e promoveu as visitas, durante esta semana, a propriedades e empresas do interior de São Paulo e de Minas Gerais, entre elas a COOMAP.
Na COOMAP, os colombianos chegaram por volta das 10h e foram para o auditório, onde assistiram a uma apresentação da Cooperativa, em espanhol, feita pelo Gerente de Negócios e de Exportação, Rafael Furtado. Em seguida, eles foram conhecer a Loja e o armazém de café da Cooperativa. Depois do almoço, os visitantes foram visitar a propriedade do cooperado José Órfão de Oliveira, para ver de perto a produção de café. E no fim da tarde retornaram para Espírito Santo do Pinhal.
A COOMAP foi a única cooperativa incluída no roteiro de visitas dos colombianos. “O motivo é em função de sempre sermos muito bem recebidos aqui, além da parceria da COOMAP com a Pinhalense e porque a COOMAP tem uma estrutura muito bem organizada, além de ter a linha completa da Pinhalense. É um exemplo perfeito que a gente tem para mostrar para o pessoal de fora”, disse a representante da Pinhalense e tradutora dos colombianos, Aline Turati.
O chefe de delegação e gerente geral da cooperativa colombiana, Fernando Vargas Lopes, disse que teve uma grata impressão da COOMAP e que a equipe ficou feliz pela recepção, e por ter conhecido a organização, as modernas instalações e o apoio que a COOMAP dá aos associados, e que vão levar toda essa referência para o seu país.
O gerente Rafael Furtado reforçou que os visitantes ficaram impressionados com a organização e o profissionalismo da COOMAP, “além do cuidado que temos com os cooperados, da preocupação em fornecer o que é melhor para eles e de converter as vantagens que o cooperativismo oferece em benefícios para os membros da COOMAP, o que é novidade para os visitantes”, finalizou.