A COOMAP realizou nesta segunda e terça-feira, através do Senar Minas/Sindicato Rural de Paraguaçu, o curso de Trabalho em Altura, voltado para os colaboradores do setor de obras. Pedreiros e serventes de pedreiro passaram pelo treinamento, em conformidade com a Norma Reguladora 35 (NR35), que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura.
Ministrado pelo instrutor Heber Lourival de Melo, o curso contou com aulas teóricas que abordaram a legislação em geral, o que é o trabalho em altura, como evitar acidentes no trabalho, o que é linha de vida, os equipamentos de proteção individual – EPI (cinto de segurança, capacete, talabartes, tipos de corda, mosquetões e trava-quedas), e os equipamentos de proteção coletiva – EPC, como, por exemplo, o guarda-corpo, fita zebrada e tela cerquite.
Na parte prática, os participantes viram, entre outras situações, a utilização correta e segura do andaime e da escada e como montar a linha de vida. O instrutor Heber explica que “todo o trabalho em altura segue três passos, como o planejamento, a organização e a execução, que são fundamentais. É um tipo de trabalho que faz parte do nosso cotidiano. Daí a importância de aprender as técnicas de utilização dos equipamentos e conduzir o trabalho de forma segura”, afirmou.
Atento ao aprendizado, o servente de pedreiro Alencar Borim lembrou que muitas vezes as pessoas que trabalham em obras não sabem fazer o uso correto de todas as coisas que estão sendo ensinadas no curso. “Para mim o treinamento está sendo muito bom e proveitoso”, reforçou. A COOMAP sabe da importância de promover a segurança do colaborador, seguindo a Legislação do Trabalho e de buscar sempre a melhoria contínua dos processos desempenhados pelos seus colaboradores.
COOMAP, há 64 anos cultivando trabalho, colhendo resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Utilizamos cookies e outras tecnologias para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao acessar este site, você concorda com o uso de cookies e com a nossa Política de PrivacidadeProsseguir