A COOMAP realizou para os cooperados e familiares, no último domingo, dia 12 de novembro, a Celebração da Colheita, no Centro Social Juvenato. Foram mais de 700 pessoas presentes ao evento, que logo cedo já podiam se servir em um delicioso café da manhã. Nesse dia festivo, as crianças se divertiram nos brinquedos infláveis instalados no gramado. Tinha também pipoca e algodão doce à vontade. Depois do café, foi realizada no ginásio poliesportivo a da Celebração Ecumênica, conduzida por José Roberto Tomé, em ação de graças e em agradecimento pela colheita de 2023.
Terminada a celebração, o mestre de cerimônia, o gerente de Negócios Internacionais, Rafael Furtado, apresentou os vencedores dos concursos de Fotografia e Desenho (ambos para filhos, filhas, netos e netas de cooperados) e o concurso de Qualidade de Café, para valorizar o café dos produtores da COOMAP.
Teatro
Logo após as premiações, foi apresentada a peça teatral Ouro Verde. Escrita por Quitéria Hamasaki e dirigida pelo doutor em Artes Cênicas Matheus Silva, ela conta a história de um pequeno produtor rural desanimado com as dificuldades da vida no campo e sem perspectivas de melhoria. A mudança acontece quando a esposa e as duas filhas jovens desse produtor conseguem convencê-lo da necessidade de se associarem a uma cooperativa, explicando a ele as oportunidades que ela cria para a melhoria na qualidade da produção, na qualidade de vida e, ainda, o valor de estarem juntos com outros pequenos produtores.
Além do cooperativismo, a peça abordou a diversificação de culturas como alternativa sustentável e eficiente de cultivo, a sucessão familiar no campo, o cuidado com o meio ambiente, o uso de agrotóxicos, uso de produtos biológicos, proteção de nascentes e o não desmatamento. Os direitos humanos foram evidenciados através de questões como o trabalho infantil, discriminação e a valorização das mulheres.
A história da família, representada pelos colaboradores(as) Regiane Alves, Jéssica Mendes, Carlos Eduardo, João Gabriel Santos, Leandro Silvério, Cintia Leal, Wilian Morais e Quitéria, trouxe muita alegria ao público, que sorria com as cenas e, após a apresentação, deram um feedback positivo.
Após a peça, o encerramento dos trabalhos foi marcado por um delicioso almoço servido a todos.
Concurso de Fotografia – vencedores:
- 1º lugar: Maria Fernanda do Socorro Tavares (neta da cooperada Maria do Carmo Alves Tavares)
- 2º lugar: Júlia Tavares Silvério (filha do cooperado Ludielisson Silvério)
- 3º lugar:
Concurso de Desenho – vencedores:
- Categoria 1 (6 e 7 anos): Ana Sofia Juliana de Lima (filha do cooperado Kleber Adriano de Lima – Pedralva)
- Categoria 2 (8 e 9 anos): Gisele Gonçalves Barbosa (filha do cooperado Roberto Barbosa)
- Categoria 3 (10 a 12 anos): Maria Fernanda Feliciano (filha do cooperado José Valdemir Alves
Concurso de Cafés Especiais – vencedores
Pedralva
1º lugar : José Genésio de Faria – 86, 90 pontos
2º lugar: Francisco Marcos Monti Macedo – 86,40 pontos
3º lugar : Demétrio F. de Oliveira – 85,80 pontos
Paraguaçu
1º lugar: Pedro Augusto Silva Órfão – 87,60 pontos
2º lugar: Marcelo Pereira de Freitas – 86,55 pontos
3º lugar: Lucas Santon – 86,20 pontos
Mensagem da direção da COOMAP
A Celebração da Colheita é uma data muito marcante da Cooperativa. É o momento onde a gente reúne a família COOMAP, com bastante harmonia e reflexão, além da comemoração. Este ano, na Celebração nós discutimos a importância da terra e como manuseá-la, o que se tornou uma reflexão muito importante nos dias atuais. Depois tivemos as premiações dos concursos de Desenho e Fotografia – em que as crianças estão participando cada ano mais, com mais contribuições e surpreendendo a gente com a qualidade dos trabalhos. E também tivemos a premiação dos melhores lotes que os produtores de café da Cooperativa produziram e se esforçaram para buscar as premiações do Concurso de Qualidade – isso é um trabalho de evolução da qualidade.
Depois das premiações, este ano, pela primeira vez, assistimos à apresentação de uma peça teatral, onde os próprios colaboradores da Cooperativa tiveram a oportunidade de estar participando sendo atores e de contar um pouco da realidade da nossa Cooperativa e o que ela faz na vida do produtor. A representação fala mais do que palavras. E todo ano a gente encerra com um farto almoço, onde todos podem comer à vontade. E a gente encerra agradecendo a Deus pelo ano, pelo encerramento da colheita e pedindo para que o próximo ano seja bom e tenha as condições climáticas favoráveis para que todos possam produzir.
A nossa mensagem é que, em 2024, possamos ter uma participação ainda maior do cooperado, para continuarmos a desenvolver as atividades que a Cooperativa faz, sempre pensando na comunidade como um todo. Renato José de Melo – superintendente da COOMAP