A realização dos Dias de Campo da COOMAP em 2023 começou nesta semana. O primeiro evento foi realizado no último dia 14, na Fazenda Cambuquira, do cooperado Wanderley Rodrigues Sepini, no Bairro Penereiro, reunindo dezenas de produtores e familiares desse e de outros bairros vizinhos.

As tendas foram montadas na lavoura de café consorciado com soja e com mix de plantas de cobertura nas entrelinhas do café, que são dois projetos desenvolvidos pela Cooperativa. Wanderley Sepini ainda participa do projeto de fruticultura, tendo plantado abacate, amora e framboesa. “No dia de campo, além da teoria, você vê também a prática, vê o que está sendo feito e que está dando resultado, e isso ajuda muito e incentiva o produtor”, disse ele.

O gerente de Sustentabilidade Rogério Araújo Pereira reforça que o dia de campo é um evento importante para a COOMAP. “Nele temos a oportunidade de apresentar, na prática, novas tecnologias para os cooperados. Também é um momento em que há uma troca de experiências entre eles. E os exemplos dizem mais que as palavras”, afirmou.

O  tema dos Dias de Campo deste ano é Agricultura Sustentável, com as seguintes palestras: “Sistema de Manejo COOMAP”, com o gerente de sustentabilidade, Rogério Araújo Pereira; “Setor de Certificação COOMAP”, com o gerente de Exploração Agropecuária, Hadas Marques; “Tendências de Mercado do Café”, com o gerente de negócios internacionais, Rafael Furtado Fonseca; “Projeto de Fruticultura COOMAP, com o técnico coordenador do projeto, Wilian Rafael Campos Morais; e “Diversificação da produção agrícola, benefícios econômicos, sociais e ambientais”, com a eng. agrônoma Débora Vendramin Otta,  da Emater de Paraguaçu, que é parceira do evento.

 

 

 

 

 

 

 

Confira os  próximos Dias de Campo:

DATA PRODUTOR PROPRIEDADE BAIRRO
02/03/2023 JOSÉ OLÁRIO DA SILVA SÍTIO CACHOEIRA CACHOEIRA
07/03/2023 RICARDO DE FREITAS SÍTIO SERTÃOZINHO SERTÃOZINHO
09/03/2023 JOSÉ MARCOS TAVARES SÍTIO BARREIRO ARMAZÉM

2º Dia de Campo

Já o segundo Dia de Campo aconteceu nesta quinta-feira, dia 16, no sítio Santa Cruz, do cooperado Valdeci Feliciano, no bairro Cachoeira. Primeiramente, os participantes foram conhecer o de mix de plantas de cobertura na lavoura de café da propriedade. Em seguida, eles passaram pela área de plantio das mudas de abacate, pelo local onde vão ser plantadas as mudas de framboesa e visitaram o pomar de amora preta – essas três frutas fazem parte do projeto de fruticultura desenvolvido pela COOMAP junto aos produtores, como outra fonte de renda para eles.  E depois todos se reuniram para as palestras. As tendas da COOMAP foram montadas no terreiro de café, onde os produtores puderam acompanhar as apresentações dos gestores e técnicos da COOMAP, bem como da extensionista da Emater, Débora Otta, parceira da Cooperativa no evento.

3º Dia de Campo

Seguindo a agenda dos dias de campo da temporada 2023, o terceiro evento foi na última quinta-feira, dia 23, no sítio Bom Jardim, no Bairro Borralho. Os produtores e familiares conheceram o mix de plantas de cobertura nas entrelinhas do café e a área de plantio das mudas de amora preta. Os dois projetos são desenvolvidos pela COOMAP. Em seguida, já na palestra sobre o Sistema de Manejo COOMAP, apresentada pelo gerente de Exploração Agropecuária, Hadas Marques, o evento teve que ser interrompido, devido a uma chuva forte no local. A organização decidiu que uma nova data vai ser marcada para a continuidade desse Dia de Campo.

4º Dia de Campo

O quarto dia de Campo foi realizado no Sítio Serrinha, no bairro dos Alves, na tarde do dia 28 de fevereiro. Inicialmente, os produtores participantes foram convidados pelos técnicos da COOMAP para conhecer as lavouras de maracujá e de amora preta da propriedade, além das plantas de cobertura nas entrelinhas do café. Em seguida aconteceram as palestras: da extensionista da Emater (parceira do evento), Débora Vendramin Otta; do técnico e coord. de fruticultura da COOMAP, Wilian Rafael Campos Morais; do gerente de Exploração Agropecuária, Hadas Marques; da supervisora de certificação, Isabel Cristina Dias; do gerente de negócios internacionais, Rafael Furtado Fonseca; e do gerente de relacionamento, Ronaldo Eugênio Pereira.

5º Dia de Campo

O quinto dia de Campo foi realizado no Sítio Cachoeira, no bairro da Cachoeira, no dia 2 de março, com a visita ao pomar de amora preta consorciado com plantas de cobertura nas entrelinhas. E em seguida aconteceram as palestras na tenda montada na área próxima à casa do produtor.

 

6º Dia de Campo

O sexto dia de campo foi realizado

7º Dia de Campo

2º Dia de Campo no B. Borralho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Utilizamos cookies e outras tecnologias para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao acessar este site, você concorda com o uso de cookies e com a nossa Política de PrivacidadeProsseguir