A 1ª reunião de 2024 do Núcleo de Mulheres “Aflorar” do Bairro Cachoeira foi realizada na última terça-feira (30), com a presença de 14 mulheres, entre cooperadas, esposas e filhas de cooperados, na sede da Associação do bairro (Afabaca).
O destaque do encontro foi a palestra do coordenador do projeto de Fruticultura da COOMAP, Wilian Rafael Campos Morais. Ele compartilhou com as participantes a trajetória do projeto, detalhando o seu funcionamento. A apresentação focou no cultivo do maracujá, oferecendo números que demonstraram o custo e o lucro final do cultivo. O momento foi enriquecedor, com diversas mulheres participando com perguntas e esclarecendo dúvidas sobre o projeto, que abrange, além do maracujá, a amora-preta, a framboesa, o mirtilo e o abacate.
Um coquetel de amora-preta e framboesa com leite condensado foi servido, utilizando frutas provenientes do projeto da COOMAP. Ao longo da reunião, Quitéria Hamasaki, coordenadora de Projetos Socioambientais da COOMAP, abordou outros temas discutidos pelo grupo. O encerramento do encontro contou com um lanche e suco de maracujá, também do projeto de fruticultura da COOMAP.
O que é o Núcleo:
Criado no ano passado, o Núcleo de Mulheres “Aflorar – Mulheres em Ação” do bairro Cachoeira conta com reuniões mensais na sede da Associação, com o objetivo de desenvolver o cooperativismo entre as participantes. Além disso, busca a expansão de conhecimentos, a troca de experiências e o acesso a novas oportunidades de qualificação e desenvolvimento pessoal das mulheres no campo. O projeto também visa fortalecer a gestão familiar e integrar as mulheres à COOMAP.