Começou no dia 1º de novembro e vai até 30 deste mês a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. Nesta etapa devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. Os produtores já podem retirar na COOMAP a carta de autorização do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) da compra da vacina e adquirir as doses para serem aplicadas nos animais.
Segundo o supervisor comercial da COOMAP, Lucas Junqueira, os produtores devem comparecer à Cooperativa o quanto antes para garantir as doses necessárias. “A vacina é obrigatória e muito importante para a saúde do rebanho bovino e bubalino. Então é aconselhável que o produtor não deixe para a última hora”, afirmou. Após a vacinação do rebanho, o produtor tem até o dia 10 de dezembro para fazer a declaração ao IMA.
No País
No Brasil a previsão é de vacinar 78 milhões de bovinos e bubalinos. O último foco da doença no país ocorreu em 2006. Desde 2018, todo o território brasileiro é reconhecido internacionalmente como livre de Febre Aftosa (zonas com e sem vacinação) pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Conforme o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa), a meta é que todo o território brasileiro seja considerado livre de Febre Aftosa sem vacinação até 2026 (Informações da Agência Brasil).
A COOMAP está ao lado do produtor nesta campanha, consciente da importância da vacinação da Febre Aftosa para preservar a sanidade dos rebanhos. COOMAP, há 64 anos cultivando trabalho, colhendo resultado.