A COOMAP promoveu, em parceria com o Senar-MG/Sindicato Rural de Paraguaçu, de 28 a 30 de julho passado, o curso de Produção Artesanal de Salgados e Doces de Festa.
O curso, com carga horária de 24 horas, aconteceu na sede da COOMAP, seguindo todas as orientações das autoridades de saúde em relação à pandemia do COVID-19 e teve a participação de 10 mulheres.
A engenheira de alimentos Viviane Machado de Azevedo Barbosa trabalhou com as alunas o preparo de vários salgados fritos e assados como coxinha, risole, croquete, empada, enroladinho, quibe, tortas, além dos doces de festa – brigadeiro, cajuzinho, beijinho, olho de sogra e ainda o bolo confeitado. O curso promoveu também técnicas de higienização para o preparo e fatores de risco à saúde no ambiente doméstico, o resgate de receitas regionais, seleção e armazenamento da matéria–prima e habilidades gerenciais.
As participantes, a maioria produtoras, se mostraram muito interessadas no aprendizado e despertas para o empreendedorismo por conta própria num futuro ou em colocar o talento a favor de si mesmas e de suas famílias. Confira abaixo uma das receitas ensinadas no curso e bom apetite!
Massa lisa para empada, esfirra, pastéis, enroladinho e outros
½ colher de sopa de fermento biológico seco ou 1 colher de sopa de fermento biológico fresco
3 ovos
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
¼ de xícara de chá de óleo
1 colher de sopa de banha
½ colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
1 e ½ xícara de chá de leite morno
Farinha de trigo peneirada até dar o ponto de abrir.
Preparo:
Coloque os ovos, óleo, fermento, banha, manteiga, um pouco de farinha, o leite e mexa até dar o ponto (intercalar farinha e leite). Amasse e não rasgue, até dar ponto de abrir. Deixe a massa descansar por 10 minutos na geladeira. Em seguida, abra a massa, recheie e modele. Pincele com gema de ovo e açúcar. Asse em forno a 180°C.
*Matéria publicada no Informativo COOMAP Notícias nº 39 – jul/ago. Clique aqui para ler a edição completa.