O primeiro grupo do Educampo com produtores da COOMAP teve início em agosto passado. São 23 produtores, que são cooperados da COOMAP e do Sicoob Credivar. Eles são atendidos pelo engenheiro agrônomo André Moraes Reis. Para formar o grupo, foram convidados os produtores que já tinham manifestado interesse em participar do programa.
Como funciona
O Educampo é uma plataforma do Sebrae que promove a assistência técnica e gerencial dos produtores, através de visitas mensais do agrônomo, que faz o acompanhamento de todo o processo de produção do café e lança os dados na plataforma do programa. “A grande vantagem é conseguir posicionar o produtor num patamar maior, podendo fazer comparações com outros produtores, além de ensiná-lo a gerenciar a sua produção”, diz o agrônomo André Moraes.
O cooperado Adriano Alves de Souza(fotos abaixo), do bairro Ribeirão, é um dos participantes do grupo. “Vai ser muito bom pra mim, porque vou poder agregar, melhorar, tanto na produção quanto na parte financeira”, afirmou.
“Com os produtores bem informados e com os custos de produção na mão, isso vai servir de balizamento para saber como estamos em relação a outras regiões, para que possamos evoluir cada vez mais na assistência ao nosso produtor”, afirma o gerente de Sustentabilidade da COOMAP, Rogério Araújo Pereira.
Reportagem publicada no Informativo COOMAP Notícias, edição nº 39 (julho/agosto). Clique aqui para ver a edição completa.