Alguns produtores começaram a colher o café da safra 2021 em meados de abril passado, como é o caso do Sebastião das Graças Galdino, no bairro Penereiro. Ele e os filhos têm as casas e as lavouras todas próximas e nessa época eles se unem para fazer a colheita nas lavouras de cada um deles.
A família inteira faz o trabalho de forma manual. Na primeira semana, a colheita teve início pelos 4 mil pés do talhão de café Mundo Novo que pertence ao Seu Sebastião, com 7 pessoas trabalhando. “Este ano é pouco café e ainda juntou a estiagem, em janeiro, que deixou o café um pouco miúdo, então não vai render muito e o lucro vai ser menor”, diz ele. Além de ser um ano de safra baixa, o produtor e os filhos também têm muitos pés de café que foram esqueletados, dentro do programa de safra zero, que só vão voltar a produzir em 2022.
No terreiro de secagem do café, o filho de Seu Sebastião, Jair Galdino, já fazia o trabalho de virar os grãos com a moto, que na verdade é um triciclo. Desde 2015 a família aposentou a ferramenta manual e passou a fazer o trabalho motorizado. Jair também cuida do secador e da máquina de limpar o café. “Até o final de junho e começo de julho a gente já acabou toda a colheita e o beneficiamento do café”, acredita ele.
Outro cooperado, Rogério Gonçalves Mendes, também começou a colheita em abril, no sítio Vagalume, no bairro de mesmo nome, que fica no município de Fama. Neste ano, como a safra está bem menor, ele está fazendo todo o trabalho sozinho. Ele disse que ainda em maio deve terminar a colheita e a secagem do café. “A esperança de safra boa é para o ano que vem. Até lá a gente vai equilibrando e cuidando da lavoura”, afirmou.
COOMAP preparada para receber o café
A COOMAP já está com toda a estrutura pronta para receber o café desta safra de 2021, tanto nos armazéns onde o café é depositado, quanto no setor de qualidade, onde as amostras dos cafés que chegam são analisadas e classificadas. Alguns pequenos lotes foram recebidos no armazém no fim de abril, mas a produção começa a movimentar a Cooperativa, de fato, em meados de maio, quando a maior parte dos produtores já iniciou a colheita.
1ª Previsão de colheita da Safra 2021 – Conab
- Reportagem publicada no Informativo COOMAP Notícias, edição 37. Veja a edição completa clicando aqui.