O início da campanha de 2021 da coleta de amostras para análise de solo dos produtores da COOMAP foi no último dia 14 de abril. No primeiro dia, os técnicos Thalles Henrique Gonçalves e Fabrício Francisco Tavares visitaram a Fazenda São José da Bela Vista, do cooperado Felipe Dias Ribeiro, no bairro Ilha das Garças. O trabalho não para e nos próximos 4 meses serão colhidas amostras nas propriedades de todos os cooperados.
A coleta é importante porque é através das análises de solo que o produtor vai planejar todos os tratos culturais, como a aplicação de calcário e as adubações em sua lavoura. “É com base nessa análise que o produtor vai poder colocar o insumo correto, na dosagem correta, para cada talhão da lavoura, de maneira que ele possa ter o melhor resultado econômico possível”, afirmou o supervisor agrícola do Departamento de Sustentabilidade da COOMAP, Hadas Marques. É o que vem fazendo o produtor Felipe Dias Ribeiro, que passou a seguir rigorosamente os tratos culturais indicados pelo técnico da COOMAP, com base nas análises de solo feitas na propriedade.
“De dois anos para cá que eu comecei a fazer a adubação certinho. Antes eu adubava, mas não colocava a quantidade certa, e o benefício que o adubo traz você vê na planta. O resultado está aí, a minha lavoura nunca esteve tão bonita como está este ano”, garantiu Felipe.
Como é a Campanha de Coleta de Amostras
A coleta vai até o início de agosto e deve atingir, no mínimo, a quantidade realizada no ano passado, que foi de 2,6 mil amostras. A quantidade de amostras por propriedade é definida pelo técnico da COOMAP juntamente com o produtor. Depois de coletadas, todas as amostras são enviadas para a Fundação Procafé, em Varginha, que faz as análises e as devolve para a Cooperativa, onde o técnico agrícola interpreta o resultado e o encaminha para o cooperado.
Todo o serviço de coleta de amostras é feito de graça para os cooperados pela COOMAP e cada produtor ainda ganha duas análises. As outras análises que forem feitas são oferecidas a um custo reduzido aos cooperados, graças ao convênio da COOMAP com a Procafé. Para as coletas, os técnicos utilizam as motos para dar mais agilidade ao serviço.
- Reportagem publicada no Informativo COOMAP Notícias, edição 37. Veja a edição completa clicando aqui.