O Parque Municipal  Prefeito Cristiano Otoni do Prado, que é aquela área verde entre a COHAB e o Distrito Industrial, ganhou 67 novas árvores, que foram fornecidas pela COOMAP. São mudas de Quaresmeiras, Sete Copas e ipês, nas variedades Anão Amarelo, Amarelo, Roxo, Rosa e  Branco.

O plantio foi  uma medida compensatória da COOMAP, por conta da necessidade que ela teve de cortar 18 árvores no terreno que passou a ser usado como depósito de fertilizantes. Por conta disso, o Codema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) estipulou o plantio de 28 árvores no Parque, mas a Cooperativa tomou a iniciativa de plantar 39 árvores a mais.

“Fizemos o plantio a mais, para ajudar o Município na implantação e no desenvolvimento do Parque, que vai atender a toda a população, principalmente os moradores dos bairros ao redor”, afirmou o coordenador de Projetos Ambientais da COOMAP, Wilian Rafael Campos Morais.

A engenheira agrônoma da prefeitura, responsável pelo projeto de Recomposição Ambiental do Parque, Rosa Maria de Araújo Dias Pimenta, explicou que as árvores de menor porte – as quaresmeiras e os ipês Anão Amarelo,  foram plantados na extensão da calçada. Já no interior do Parque foram 8 mudas de árvores de grande porte, para sombreamento.

 

Como deve ser o Parque

Criado por lei em 2008, o Parque Municipal Prefeito Cristiano Otoni do Prado fica numa área de 35.392 metros quadrados, hoje apenas de vegetação, com 660 árvores. Nele fica a nascente do córrego Juventino, que percorre grande parte da cidade, desaguando no Ribeirão do Carmo.

O projeto prevê a construção de duas quadras de areia, estacionamento, playground e a proteção do tronco das árvores, que vai servir de banco aos frequentadores. Toda a área será aberta, sem fechamento, para melhor acesso das pessoas.

Em 2018, foi criado o projeto de adoção da área verde do Parque, que ficará a cargo da COOMAP.  “A Cooperativa foi pioneira em adotar essa área visando o bem comum da vizinhança e de toda a comunidade. Que esse exemplo seja seguido por outras empresas”, afirmou a agrônoma Rosa Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Utilizamos cookies e outras tecnologias para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao acessar este site, você concorda com o uso de cookies e com a nossa Política de PrivacidadeProsseguir