A COOMAP realizou o 10º Concurso Interno de Qualidade de Cafés Especiais, com o objetivo de valorizar os produtores e incentivar a melhoria da qualidade dos produtos. Foram selecionadas 35 amostras de cooperados, da safra 2020/2021, pelo Departamento de Café da Cooperativa.
O concurso foi dividido em 4 rodadas de 9 amostras cada. Ao final de cada rodada, os jurados apresentavam as notas, que eram computadas. Eles seguiram o padrão de avaliação da Associação de Cafés Especiais da América (SCAA). Os jurados convidados pela COOMAP são todos Q-Graders, que é uma certificação mundial dada a profissionais especialistas em classificação e degustação de cafés.
O jurado e coordenador do evento, Gilmar Reis Cabral, que é presidente da Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Café, a ABCD Café, participou pela quarta vez de um concurso de qualidade de cafés da COOMAP. “A cada ano está aumentando a qualidade e também a participação dos produtores. E isso fortalece e divulga a cidade e a região para potenciais compradores e para os consumidores”, afirmou.
O supervisor do Departamento de Café da COOMAP, Josué Tavares, organizou todos os 10 concursos realizados. “A cada ano que passa, o concurso vem apresentando melhoras e destacando vários lotes com nuances cada vez mais aprimoradas”, afirmou.
Vencedores de 2020
1º lugar – Wilian Rafael Campos Morais – pontuação 86,05, nuances: jabuticaba, mel, floral, frutas cítricas com acidez cítrica, corpo licoroso com retrogosto longo.
2º Lugar – Afonso Olímpio Ramos – pontuação 85,30, nuances: cítrico, açúcar mascavo, doce de leite, frutas amarelas, mel, com acidez brilhante, corpo licoroso e retrogosto longo.
3º lugar – Ana Paula Caixeta – pontuação 83,80, nuances: frutado, mel, chocolate, caramelo, acidez cítrica e corpo denso.
A entrega dos prêmios do 10º Concurso de Qualidade de Cafés Especiais, realizada no auditório da Cooperativa, contou com a presença apenas dos vencedores. A COOMAP seguiu os protocolos determinados pelas autoridades de saúde do Município.