Na tarde do último dia 4 de janeiro, cerca de 20 produtores de maracujá, participantes do Projeto de Fruticultura da COOMAP, se reuniram no auditório da Cooperativa para discutir os avanços e desafios na produção da fruta. Este projeto, que vem ganhando destaque, é parte integrante das iniciativas da cooperativa em diversificar as fontes de renda para seus cooperados.
A reunião foi conduzida pelos gestores da COOMAP, como o superintendente Renato José de Melo, o gerente de sustentabilidade Rogério Araújo Pereira, o gerente agropecuário Hadas Marques e o coordenador do Projeto, Wilian Rafael Morais. Renato e Wilian compartilharam informações sobre o atual status do projeto, enfocando a fase de colheita que os produtores estão iniciando.
Atualmente, o projeto conta com 31 produtores de maracujá, com a expectativa de mais de 200 toneladas da fruta nesta safra. Durante a reunião, os gestores elucidaram os procedimentos relacionados ao recebimento e processamento do maracujá na futura Packing House, que está sendo construída estrategicamente na rodovia BR 491, próximo à cidade, na saída para Varginha, que vai receber, armazenar, processar e comercializar o maracujá, além de amora-preta, framboesa, mirtilo e, futuramente, o abacate.
Ainda na reunião, os gestores apresentaram simulações detalhadas, destacando números relativos à produção e ao valor de mercado do maracujá, tanto para a indústria quanto para a comercialização do produto como fruta de mesa. Aspectos relacionados à produção, doenças, pragas, pontos positivos e negativos também foram abordados, proporcionando uma visão abrangente do cenário atual do maracujá.
Os produtores foram informados sobre o próximo evento, que será um dia de campo sobre a produção de maracujá, a ser realizado ainda neste mês, no sítio de um dos participantes. Durante esse novo encontro, os produtores terão mais uma oportunidade de discutir e alinhar os próximos passos, como as quantidades de mudas a serem adquiridas por cada um, para a próxima safra.
Ao longo da reunião, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e contribuir com suas experiências. O evento foi encerrado com um café descontraído. A COOMAP reforça sua confiança no Projeto de Fruticultura como uma alternativa sólida de renda adicional para seus cooperados. COOMAP, rumo aos 67 anos Cultivando Trabalho e Colhendo Resultado.