A COOMAP realizou, na última sexta-feira (20), o Concurso de Qualidade de Cafés Especiais 2023. Esta foi a 13ª edição do concurso, que tem como objetivo incentivar os produtores a buscarem sempre a qualidade do café produzido por eles. O concurso aconteceu na sala de prova do Departamento de Café da Cooperativa, coordenado pelo supervisor Josué Tavares e com o corpo de jurados composto por William Passos Moura (COOMAP), Jeferson Luis Salgado (Coopercam), Eduardo Gonçalves (Coopervass) e Vinícius Silva (UPC – União de Produtores de Café).
Para este concurso foram selecionadas 40 amostras da safra 2023/2024, que foram divididas em 4 rodadas, portanto, de 10 amostras cada. Ao final de cada rodada, os jurados se reuniam em outra sala, onde falavam dos atributos encontrados em cada lote e apresentavam as notas dadas por eles, que eram computadas, para se chegar aos vencedores. Os jurados seguiram o padrão de avaliação da Associação de Cafés Especiais da América (SCAA).
O supervisor do Departamento de Café da COOMAP, Josué Tavares, que organizou os 13 concursos realizados pela Cooperativa, disse que a cada ano vem melhorando a qualidade dos cafés. “Isso quer dizer que o produtor vem se dedicando cada vez mais e aprimorando todo o processo, tanto a colheita quanto a secagem”, disse. O resultado do 13º Concurso de Qualidade de Cafés Especiais da COOMAP será divulgado na Celebração da Colheita deste ano, com a premiação dos vencedores.