Uma delegação de Honduras, na América Central, composta de produtores, representantes de cooperativas e de órgãos ligados ao café, além de empresários de traders, visitou a COOMAP no último dia 13 de julho. Os hondurenhos fazem parte da Plataforma Global do Café daquele país, e estavam fazendo um intercâmbio com a Plataforma Global do Café no Brasil, da qual a COOMAP é membro. Também participaram da visita alguns produtores da Colômbia, que vieram a convite da Pinhalense.
Dentro desse intercâmbio de plataformas, foi feito um diagnóstico do ambiente produtivo da cafeicultura em Honduras e as principais dificuldades que o país enfrenta nesse segmento, e como que a cafeicultura brasileira pode ajudar como referência, quanto à produção, produtividade e metodologias de produção e de colheita. “Estamos visitando a COOMAP na tentativa de aprender algo que possa impactar positivamente no modelo produtivo do setor de café hondurenho”, disse o representante da Plataforma Global do Café no Brasil, Eduardo Sampaio.
O representante da Plataforma Global de Café de Honduras, Guillermo Alvarado, se mostrou satisfeito com a oportunidade. “Estamos aprendendo e fazendo o intercâmbio de novas ideias, observando a diferença do nosso café e do café do Brasil, e as práticas de sustentabilidade. É muito interessante! Estamos muito agradecidos!”, disse. Ele também agradeceu ao Rafael Furtado, gerente de Mercado Internacional da COOMAP, que é membro da diretoria da Plataforma Global do Café, e que recepcionou e acompanhou toda a visita dos hondurenhos e colombianos.