Estudantes do Ensino Médio da E.E. Padre Piccinini, que fazem parte do Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Paraguaçu, visitaram a COOMAP no último dia 29 de junho. Os 23 jovens assistiram a uma palestra sobre o mercado de trabalho, proferida pela assistente de RH, Isamara Sepini Órfão e participaram de uma roda de conversa com alguns colaboradores da COOMAP sobre o trabalho desenvolvido por eles. E depois visitaram os departamentos da Cooperativa.

O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas voltado para alunos do Ensino Médio e existe em cerca de 150 municípios do Estado. “Eles discutem temas que têm alguma relevância social e que são escolhidos pelos próprios estudantes”, explica Éder Alves, coordenador da Escola do Legislativo da Câmara de Paraguaçu. Este ano, o tema do Parlamento é “Jovem e o Mercado de Trabalho”.

O projeto funciona em três etapas: no âmbito municipal, onde os estudantes participam de oficinas de formação temática e política e elaboram projetos de políticas públicas; no polo regional, em que as propostas aprovadas no município são apresentadas e aí passam por nova seleção; e ,finalmente, em Belo Horizonte, onde é realizada a plenária estadual, na Assembleia Legislativa. “Na capital, os estudantes debatem as propostas selecionadas em todo o estado e se aprova um documento final, que é entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia, que irá analisar as propostas e ver se algumas delas podem se tornar projetos de lei”, explicou.

A estudante Gabriela Azarias, de 17 anos, que já trabalha como Jovem Aprendiz, está participando do Parlamento Jovem pela segunda vez. “É muito importante a gente poder ver o que podemos fazer para melhorar a situação de qualquer pessoa”, opinou.

 

 

 

“Tem muitos jovens que já estão nessa procura no mercado de trabalho, então eu acho que as nossas propostas vão ajudar muito” disse outra estudante, Vitória Oliveira de Souza, de 17 anos.

 

 

 

 

A vereadora Ângela Prado, que acompanha o Parlamento Jovem, disse que é uma entusiasta desse programa. “Apoio plenamente esse projeto que prepara os nossos adolescentes para a vida cidadã e para a vida política”, afirmou.

 

 

 

Veja também a divulgação desse assunto no  Informativo COOMAP Notícias nº 50 (maio/junho 2023). Clique aqui para ler a versão digital.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Utilizamos cookies e outras tecnologias para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao acessar este site, você concorda com o uso de cookies e com a nossa Política de PrivacidadeProsseguir