A coleta de amostras de solo para análise em 2023 nas lavouras dos produtores teve início em abril, sendo realizada por colaboradores do Departamento de Sustentabilidade da COOMAP. A campanha é realizada sem nenhum custo para os cooperados. A previsão é de que até agosto ela termine, atendendo a todos os produtores. A análise de solo é fundamental para as recomendações de correção e adubação das lavouras, proporcionando o planejamento dos tratos para todo o ano.
Este ano a meta é atingir 4.000 amostras. A quantidade de amostras coletadas em cada propriedade é definida pelos técnicos da COOMAP juntamente com o produtor, dependendo da quantidade de talhões. Além de ter o serviço de coleta de graça, o cooperado ainda ganha três análises. A Cooperativa também incentiva o produtor a fazer, ele mesmo, a coleta na sua propriedade, orientando e fornecendo as ferramentas. Se ele fizer a coleta, também vai ganhar a quarta análise.
Depois de coletadas, as amostras são enviadas para a Fundação Procafé, em Varginha, que faz as análises e as devolve para a COOMAP. No ano passado, a Cooperativa realizou 3.131 análises de solo para os cooperados. Com o resultado em mãos, cada técnico agrícola da COOMAP faz as interpretações, que são encaminhadas em seguida para os produtores. As informações também são importantes para o planejamento das compras dos insumos pela Cooperativa para a realização do Bolsão de Insumos.
“A análise de solo serve como base para todo o acompanhamento que o técnico dará ao produtor durante o ano. Portanto, a correta coleta e a interpretação da análise resultam em economia e melhores produtividades”, afirmou o gerente de agropecuária da COOMAP, Hadas Marques.
Matéria publicada no Informativo COOMAP Notícias nº 49 (março/abril 2023). Clique aqui para ler a versão digital.