A COOMAP ofereceu aos produtores, de 5 a 9 de dezembro, o curso de Fruticultura Básica- Cultivo Convencional, em parceria com o Senar Minas/Sindicato Rural de Paraguaçu. O curso, com carga horária de 40 horas (5 dias), foi ministrado pelo instrutor do Senar Luís Francisco de Rosa Macedo, no Poliesportivo Dom Bosco, com visitas a três sítios onde são produzidas frutas como amora e maracujá.
No curso os participantes aprenderam a fazer o planejamento da produção, a dimensionar a área do pomar, a escolha dessa área, a amostragem do solo, e também a como preparar e limpar a área, as covas e como adquirir e selecionar as mudas. Em seguida, eles também viram como é feito o controle de plantas invasoras, a adubação, desbaste, desbrota e desfolha, poda, escoramento, irrigação, controle fitossanitário, colheita e pós-colheita.
Os alunos participaram do plantio de mudas de frutas cítricas, goiaba e abacate na área verde do poliesportivo. “Em todas as etapas do curso temos a parte teórica e a parte prática, para ter um melhor resultado”, diz o instrutor Luís Francisco. Em relação à importância do curso, ele diz que “para o produtor é uma receita a mais que ele pode ter e uma opção muito nobre, já que é um alimento muito saudável, que deve estar sempre na mesa do brasileiro”.
Além desse curso, a COOMAP está desenvolvendo um projeto de fruticultura com os cooperados, como uma renda a mais para eles. Parte das mudas de espécies frutíferas já foi plantada, com acompanhamento de um consultor e de um técnico da COOMAP.
- Reportagem publicada no Informativo COOMAP Notícias, edição 47. Clique aqui para ler a edição completa.