A COOMAP recebeu a visita, no dia 25 de outubro, dos alunos dos cursos de Zootecnia e de Agronomia do Instituto Federal do Sul de Minas, campus de Machado. Eles vieram conhecer o sistema de pastejo rotacionado, implantado por produtores da COOMAP que fazem parte do projeto Balde Cheio, desenvolvido pela Faemg/Senar, através das parcerias entre o Sindicato Rural, o Sicoob Credivar e a COOMAP. Acompanhados do professor de forragicultura e pastagem, Renato Ferreira de Oliveira, eles assistiram, no auditório da Cooperativa, a uma apresentação do projeto desenvolvido em duas propriedades, pelo colaborador da COOMAP Tácio Castilho Carneiro, que é o técnico em veterinária que faz o acompanhamento zootécnico e a gestão da propriedade pelo Balde Cheio em Paraguaçu.
Em seguida, os alunos foram a campo. De manhã eles visitaram o sítio Santo Antônio, do produtor André dos Reis da Silva e conheceram o pasto rotacionado e irrigado, e o trato do gado. “A gente fala muito sobre isso nas aulas e era muito importante para eles conhecerem o manejo na propriedade. A gente sabe do apoio que a COOMAP dá aos produtores, e a gente conseguiu a oportunidade de mostrar isso para os nossos alunos”, disse o professor Renato.
A estudante Maria Eduarda Nogueira gostou muito do que viu. “A alimentação é a base e se a gente não tiver o alimento do gado, não tem a produção. E o pastejo, se trabalhado direitinho, acaba saindo o alimento mais barato e o mais eficiente para o animal”, disse. O estudante Gean Marcos Ferreira Soares também achou interessante a visita. “Ainda não tinha visto essa comparação entre os diferentes capins e a adaptação das raças que é feita aqui, para cada tipo de capim”, afirmou. No período da tarde, os estudantes visitaram a propriedade de Marcos da Silveira Órfão, que também faz parte do Balde Cheio.
- Reportagem publicada no Informativo COOMAP Notícias nº 46, de setembro/outubro de 2022. Clique aqui para ler a edição completa.