Projeto Social

PROJETO LAR SÃO VICENTE DE PAULO

A Coomap é parceira do Lar São Vicente de Paulo, entidade de acolhimento de idosos, que possui capacidade para 65 internos. A cooperativa apoia diversas necessidades da instituição, tais como o fornecimento de alimentos, bens móveis, utensílios, entre outras. Em 2016 a Coomap está implantando uma horta no local para que a instituição não necessite mais de comprar verduras e legumes desta forma tendo uma economia significativa. Além disso, a Coomap auxilia o Lar com uma nutricionista especializada na área geriátrica para acompanhar e orientar a alimentação dos internos, buscando uma melhor qualidade de vida aos mesmos.

PROJETO SAÚDE DA MULHER

Com a vida agitada, afazeres domésticos e tantas responsabilidades, muitas mulheres acabam deixando pequenos cuidados de saúde para depois, como o autoexame das mamas e consultas de rotina ao ginecologista.

Alterações na menstruação, cólicas, alterações nas mamas, TPM, DST, métodos contraceptivos, preocupação com o câncer do colo do útero e mama são apenas alguns dos motivos para as mulheres consultarem o médico regularmente.

Neste sentido, a COOMAP realizou dez encontros com as mulheres para tratar de assuntos relacionados a saúde. Nos encontros realizados pela COOMAP, as participantes puderam tirar suas dúvidas sobre temas como câncer de mama e câncer do colo do útero com uma enfermeira especializada que ministrou as palestras e ouviu as principais dúvidas das mulheres.

 

 

 

 

PROJETO SEMEANDO O BEM

Este projeto acontece em uma área de risco social e consiste na implantação de uma horta comunitária que está sendo trabalhada por crianças. A produção é usada na alimentação dos moradores do bairro que necessitam de ajuda e, ainda, os excedentes são comercializados, sendo a renda revertida para a própria comunidade. O projeto consiste no fornecimento de sementes e fertilizantes para a manutenção da horta, que é realizada pelas crianças. De caráter educativo, o projeto trabalha os conceitos de cidadania, direitos e deveres, convivência familiar e comunitária com 30 crianças, com idade entre 6 e 9 anos, que exercem esta atividade em horário diferente do escolar. As crianças são conscientizadas a respeitar o meio ambiente, além de trabalhar virtudes, valores e o respeito ao próximo.

ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO

A Coomap, através do Prêmio Fair Trade, disponibiliza recursos para realização de projetos de cunho social para as associações dos bairros rurais do município de Paraguaçu. Um dos projetos realizados com o recurso financeiro do Prêmio é o da proteção das nascentes de água.

Outro projeto subsidia a construção ou reforma das sedes das associações que são utilizadas para realizarem as reuniões periódicas. Desta forma, os cooperados podem ter um local onde se reunir para discutir suas idéias, realizar eventos locais, bem como cursos e treinamentos.

CURSO BÁSICO DE PRIMEIROS SOCORROS

A COOMAP realizou com seus cooperados, cinco cursos básicos de primeiros socorros nos bairros rurais de Paraguaçu. O curso tem como objetivo esclarecer as ações imediatas a serem tomadas com vítimas de afogamento, queimadura, picadas de animais peçonhentos, engasgamento, parada cardíaca, além de técnicas de respiração e massagem cardíaca. Os participantes puderam ainda tirar suas dúvidas com relação a outros diversos acidentes do cotidiano e as formas mais seguras para socorrer alguém e se prevenir. Confira as fotos do projeto:

 

CURSO DE CROCHÊ

Em uma parceria com o Senar a COOMAP está realizando cursos de crochê para as mulheres. As participantes aprenderam a fazer pontos básicos de crochê e a confeccionar peças exclusivas com a referida técnica. O objetivo é capacitar as mulheres para que as mesmas possam confeccionar suas peças e conseguir gerar renda, ou ainda utilizar o conhecimento adquirido como hobby e lazer, sendo que os trabalhos manuais e o artesanato diminuem o risco de perda de memória, depressão,  e problemas psicológicos e elevam a autoestima da artesã. Confira as fotos do projeto:

PARCERIA COOMAP/UNIFENAS E HOSPITAL ALZIRA VELANO

A COOMAP possui uma parceria com a Unifenas Universidade e o Hospital Universitário Alzira Velano. A união destas entidades tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos cooperados e de seus familiares através da realização e de eventos de saúde e projetos sociais. Em outubro de 2016 foi realizada uma feira de saúde onde os cooperados puderam realizar exames de diabetes, pressão arterial, e tirar dúvidas sobre problemas de saúde, sendo que o evento contou com a participação de 10 ligas da faculdade de diferentes especialidades, sendo elas: pediatria, urologia, neurologia, ginecologia, primeiros socorros, clínica médica, endocrinologia, toxicologia, que montaram estandes para que os participantes pudessem ter acesso a estas áreas de saúde, enquanto as crianças puderam se distrair com brincadeiras proporcionadas pelos estudantes de educação física e pedagogia. Abaixo, algumas fotos deste evento: