Café

Armazenagem

Certificação

A estrutura de armazenagem de café possui quatro certificações. são elas: UTZ, 4C, Fair Trade e Conab, que comprovam que a unidade armazenadora atende aos requisitos exigidos para o processo de armazenagem devidamente seguro, mantendo, desta forma, as características do produto para melhor atender o mercado.

RFID

Com a mudança de sacas para Big Bag, a COOMAP implantou um sistema com tecnologia RFID para melhor controle de seu estoque. Esse sistema proporciona maior segurança e eficiência no controle de cada lote de café, ou sejam, proporciona 100 % de rastreabilidade, controlando de forma personalizada o café do produtor rural.

Rebenefício

coffee-8

 

 

A estrutura de armazenagem e rebenefício da COOMAP passou por significativas mudanças nos últimos três anos. A primeira delas foi a ampliação da capacidade de armazenagem de 20 mil sacas para 70 mil sacas. Outra mudança foi a armazenagem, que antes era feita em sacas, e hoje passou a ser feita em Big Bags.

Foi instalado o sistema de rebenefício com capacidade de 120 sacas por hora, composto por catador de pedras, separador de peneiras, mesa densimétrica eletrônica e balão de liga. Este investimento se fez necessário para atender as demandas do mercado de café, principalmente o internacional.

 

Departamento de Classificação e prova do Café

 

O departamento de classificação e degustação de café da COOMAP atualmente é composto por 4 profissionais, sendo: uma secretária, um classificador e dois provadores. Os provadores possuem a qualificação Q Grader, isso quer dizer que são provadores de café qualificados, controlados e profissionalmente treinados pelo CQI – Coffee Quality Institute, certificação mundial dada a profissionais de classificação e degustação de cafés

Todas as amostras são classificadas e degustadas e os resultados obtidos são lançados em um sistema informatizado, visando uma melhor organização e controle de todos os lotes de café. Desde o mês de junho de 2016, o departamento de café conta com um espaço estruturado, contemplando  sala de recepção e atendimento ao cooperado, sala de comercialização, sala de classificação, sala de amostras e sala para degustação. Estes espaços são equipados com equipamentos, tais como torradores, medidores e outros necessários para um bom desempenho do departamento.