A COOMAP

Conheça nossa história

Fundada em 02 de maio de 1957, a COOMAP – Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu Ltda. está localizada na cidade de Paraguaçu, sul do Estado de Minas Gerais – Brasil.  Em 1961 foi iniciada a construção de sua sede, sendo que a obra se consolidou em 1963.

No ano de 1985, iniciou as atividades de armazenamento e comercialização de café e em 2006 implantou seu departamento técnico para atender as necessidades dos produtores rurais. A Coomap melhorou a estrutura de armazenagem e rebeneficiamento de café no ano de 2011, e passou a ser uma entidade certificada pelo Fair Trade no ano de 2015.

            A conquista desta certificação tem como objetivo a melhorar o processo de comercialização da produção de café dos seus cooperados, visando proporcionar melhor qualidade de vida para ele e seus familiares. O quadro de cooperados da Coomap é composto, na sua maioria, por agricultores familiares,  que tem como atividade principal o cultivo do café, trabalhando em pequenas propriedades, de onde retiram seu sustento. Atualmente o número de cooperados é de 550 produtores de café, que comercializam anualmente através da Coomap 60.000 sacas de 60 kg, o que representa pouco mais de 100 sacas de café por produtor/ano.

O município de Paraguaçu tem um total de 21.000 habitantes, sendo que a população rural representa a ordem de 4.000 (quatro mil) pessoas. O Sul do Estado de Minas Gerais é a maior região produtora de café arábica do Brasil. O café é a atividade principal representando 80 % do PIB do agronegócio deste município.

Posicionamento Estratégico

 

01. Missão

Promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental  e tecnológico dos cooperados,  cultivando parcerias, trabalhando com responsabilidade e valorizando as pessoas.

02. Visão

Ser reconhecida como uma Cooperativa inovadora, referência de assistência técnica e comercial , buscando o desenvolvimento sustentável do  nosso cooperado.

03. Valores

  • Cooperação
  • Profissionalismo
  • Transparência
  • Responsabilidade Socioambiental
  • Inovação

04. Desafios

  • Melhoria da qualidade dos cafés produzidos pelos Cooperados
  • Melhoria contínua dos processos
  • Atendimento as necessidades dos Cooperados
  • Satisfação e motivação dos colaboradores
  • Sustentabilidade  nas atividades desenvolvidas junto aos Cooperados.

Gestão 2015/2019

 

 

Conselho de Administração

Membros Efetivos

Conselho Fiscal

Membros Efetivos


Estrutura COOMAP

Café


Responsabilidade Social

A COOMAP acredita que as boas práticas sociais e ambientais são bases para uma vida melhor, por isso, possui projetos e práticas com ações voltadas para a construção de uma sociedade mais justa. Tais ações promovem a melhoria na qualidade de vida dos membros da cooperativa e, consequentemente, do público em geral. Desta forma a COOMAP, em seus projetos, visa o crescimento comum dos indivíduos envolvidos em suas atividades.